23°C 34°C
Atalaia, AL
Publicidade

Desfiles cívicos marcaram gerações em Atalaia e seguem vivos na memória da cidade

Eventos reuniam escolas, autoridades e população em celebrações que resgatavam o patriotismo e a identidade cultural de Atalaia

Phablo Monteiro
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: André Medeiros, Jerônimo Costa e Alberto Vicente
07/09/2025 às 10h50
Desfiles cívicos marcaram gerações em Atalaia e seguem vivos na memória da cidade
Desfiles cívicos marcaram gerações em Atalaia e seguem vivos na memória da cidade.

Neste 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, além da celebração nacional, Atalaia também relembra a sua própria história de grandes desfiles cívicos que marcaram gerações. Durante décadas, o município viveu momentos de intensa participação popular, em apresentações que reuniam escolas, autoridades e a comunidade em torno do patriotismo e da valorização da identidade local.

Os desfiles mais tradicionais eram realizados pelo Colégio Nossa Senhora das Brotas/Cenecista e pelo Colégio Dr. João Carlos, que atraíam multidões às ruas. Também tiveram papel de destaque o Grupo Escolar Floriano Peixoto e diversas escolas da zona rural. O evento se consolidava como um espetáculo cívico: salvas de tiros, hasteamento das bandeiras do Brasil, Alagoas e Atalaia, presença de autoridades e, claro, o ponto alto — os desfiles estudantis.

Segundo relatos, o desfile do Colégio Cenecista tinha a marca do casal Suzana Craveiro e Seu Manú, responsáveis pelo zelo e brilho da organização. Já o Colégio Dr. João Carlos, por muitos anos, contou com o talento e dedicação da professora Enid Lisboa. Outro nome lembrado é o de Cláudio Medeiros, o Cacau, que liderava a Banda Fanfarra do Cenecista, que era um dos destaques culturais do evento.

Continua após a publicidade

 

Momentos marcantes também aconteceram em anos mais recentes.  Em 2000, por exemplo, foi realizado um desfile especial alusivo aos 500 anos do Brasil, que mobilizou toda a rede municipal. Já em 2018, após um longo período, a Secretaria de Educação organizou o que até então foi o último desfile de 7 de Setembro, reunindo escolas de toda a cidade.

Continua após a publicidade

 

No ano seguinte, em 14 de novembro de 2019, um novo desfile cívico-escolar, também promovido pela Prefeitura de Atalaia, resgatou a história e as tradições locais por meio do projeto “Atalaia: Nossa Gente, Nosso Orgulho”. Idealizado pelo então diretor de ensino Charles Fernandes e pela coordenadora Eliane Torquato, o evento teve como tema a própria cidade, incentivando os estudantes a cultivarem o amor pelo município, respeitar seus símbolos e valorizar os filhos ilustres que ajudaram a construir sua bicentenária trajetória.

Hoje, ao lembrar a Independência do Brasil, Atalaia também celebra essas memórias cívicas que fazem parte da sua identidade, mantendo vivo o sentimento de pertencimento e orgulho da comunidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atalaia, AL
29°
Tempo limpo
Mín. 23° Máx. 34°
31° Sensação
6.16 km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h22 Nascer do sol
17h52 Pôr do sol
Terça
36° 21°
Quarta
33° 22°
Quinta
34° 22°
Sexta
36° 22°
Sábado
35° 23°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias