Quinta, 25 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Atalaia, AL

Cultura Alunos do CEPP

Pelo 2º ano consecutivo, alunos do CEPP irão representar Atalaia em Festival Estudantil de Teatro

Grupo Atuar irá se apresentar no dia 25 de setembro

07/08/2018 às 20h00 Atualizada em 11/08/2018 às 18h35
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Phablo Monteiro
Phablo Monteiro

O histórico e grandioso palco do Teatro Deodoro voltará a ser atalaiense na tarde do próximo dia 25 de setembro. É que, pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Atuar, formado por alunos do Centro Educacional O Pequeno Príncipe (CEPP), irão representar a cidade no Festival Estudantil de Teatro de Alagoas. Para este evento, o Grupo Atuar conta também com o apoio da Prefeitura de Atalaia.

Com texto do ator e professor de teatro Alberto do Carmo, adaptação e direção do professor Dola Rocha, a peça ‘Não me Engane que Sai Caro’, apresenta um roteiro teatral baseado em uma grande comédia que passa no sertão, onde conta à história de um deputado que gosta muito de enganar as pessoas. Foca também na questão dos eleitores. A peça, que terá aproximadamente uma hora de duração, conta com a participação de 14 atores.

O espetáculo trata-se de um texto inédito, que contou também com a colaboração do diretor Dola Rocha, através da sugestão do texto, tendo em vista as crises políticas dos dias atuais no país.

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma peça teatral cômica, o senso crítico do tema ‘política’ estará fortemente presente durante o espetáculo. “A peça mostrará ao público a importância de se pensar bem antes de eleger um representante da sociedade. É uma mensagem de conscientização bem interessante para o público que estará nos assistindo, sem abrirmos mão da comédia”, destaca o diretor Dola Rocha.

“Junto com os alunos, professores e direção, nos sentimos lisonjeados em mais um ano participar deste espetáculo e pisar no palco sagrado do Teatro Deodoro, onde passa diversos artistas de todo o Brasil. É um grande orgulho representar não só o Centro Educacional O Pequeno Príncipe, mas toda a cidade de Atalaia”, comenta o diretor do espetáculo.
Entre os jovens atalaienses, cinco estreantes no Festival, a exemplo da Dámaris Macena, de 14 anos, aluna do 9º ano, que comenta está muito contente em fazer parte desse projeto. “Estou participando pela primeira vez do Grupo Atuar e estou muito ansiosa para que chegue logo esse dia. Estou ansiosa para subir ao palco do Teatro Deodoro e espero que dê tudo certo”.

De acordo com o diretor Dola Rocha, a experiência adquirida em 2017 será fundamental na participação do grupo este ano. “Essa experiência adquirida em 2017 irá ajudar aos alunos com relação à postura de palco e a uma diminuição do medo de encarar a platéia. O frio na barriga permanece, porém vai ser bem mesmo, pois a grande maioria já teve essa experiência. Outro ponto positivo é que diferente do ano passando, quando abrimos o Festival, esse ano seremos umas das últimas”, destaca.

A diretora do CEPP, Maidy Rocha, comentou sobre seu orgulho em ver jovens talentosos representando Atalaia. “É gratificante e motivo de orgulho ver nossos jovens do Grupo Atuar, pelo segundo ano consecutivo, representar Atalaia neste Festival. Nós do CEPP entendemos que a peça teatral é uma das formas mais expressivas da dramaturgia, capaz de desenvolver competências como a expressão e a comunicação. Somente o fato de participarem já vale o esforço do trabalho desenvolvido”, destaca a Educadora, agradecendo o envolvimento de toda a Escola e a confiança e credibilidade das famílias a esse projeto.

Serão premiados com uma estatueta os melhores em várias categorias, como espetáculo, direção, ator, atriz, entre outras. Em 2017, o espetáculo A História Verdadeira de um Pescador, do Grupo Atuar, foi um dos mais bem avaliados pelos jurados, tendo recebido cinco indicações: Melhor Diretor, Melhor Cenografia, Ator Revelação, Melhor Atriz e Melhor Ator. Recebendo a estatueta como melhor Ator Revelação o aluno Fernando Antônio, de 15 anos.
“O Fernando foi muito bem, assim como os demais alunos. O personagem dele favoreceu e muito. Ele fez um dos pescadores, contracenava com a aluna Iasmin, que fazia o personagem de uma escritora e foi uma cena muito cômica. Ele mostrou calma na sua atuação, na sua entonação de voz”, explica orgulhoso o diretor Dola Rocha.

Fernando Antônio, estudante do 2º ano do ensino médio, destacou sua felicidade em conquistar uma estatueta para o CEPP e para Atalaia. “Foi uma experiência muito emocionante a nossa participação no ano passado. Quando subimos no placo parecia que estávamos em um novo mundo. Agradecemos muito ao Dola pela nossa preparação e esperamos que esse ano possamos nos destacar novamente e trazer mais prêmios, entre eles o de melhor espetáculo”.  O aluno Willames Ferreira foi outro indicado no Festival de 2017, sendo que a categoria de melhor ator.

O sucesso desses jovens este ano depende e muito do apoio que vem da platéia. E, nesse sentido Dola Rocha comenta a importância do apoio atalaiense. “Quem puder comparecer, que vá ao Teatro. O ano passado foi surpreendente, pois tinha um grande público de Atalaia. As Escolas municipais marcaram presença, pois os vereadores adotaram algumas escolas. Foi uma das apresentações que mais teve público. A arte faz com que os jovens saiam desses caminhos incertos, dos caminhos das drogas, da prostituição e outros. É importante que a população vá assistir e prestigiar o Grupo Atuar, que não representa apenas a Escola, representa o município”, concluiu.

O Festival Estudantil de Teatro de Alagoas já está em sua 22ª edição e tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para o teatro como importante formador de consciência crítica e cultural, tanto para os artistas em particular, quanto para o público de modo em geral, como também revelar, valores que poderão no futuro elevar o nome de Alagoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias