Sexta, 26 de Abril de 2024
25°

Chuvas esparsas

Atalaia, AL

História Homenagem

Major Manoel Tenório

Transformou o pequeno engenho de sua propriedade na Usina Ouricuri Açúcar e Álcool.

18/08/2018 às 22h16 Atualizada em 19/08/2018 às 00h53
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Manoel Tenório de Albuquerque Lins
Manoel Tenório de Albuquerque Lins

Manoel Tenório de Albuquerque Lins, nasceu em Atalaia no ano de 1876. Era o filho mais velho do Coronel João Evangelista da Costa Tenório e de Maria Santa de Albuquerque Lins. Seu pai, foi Prefeito de Atalaia de 1910 a 1912. Seu irmão, o Major José Tenório, foi Prefeito de Atalaia por dois mandatos (1951 à 1956 e de 1962 à 1966).

Manoel Tenório casou-se com a Sra. Virgínia Tenório, tendo com ela dez filhos (Vana, Nestor, Harry, Carmélia, Lindinalva, Nilza, Edson, Nelson, Maria e Nilson), além de uma filha adotiva a Ivone. Antes de seu casamento, já tinha uma filha, Santina. Após a morte da esposa, teve ainda dois filhos. Entre seus filhos, destaque para o Ex-Presidente da Câmara Municipal de Atalaia, Nestor Tenório e para o Ex-Senador da República, Nelson Tenório.

O escritor José Alves Filho, em seu Livro Usina Ouricuri de Manoel Tenório ao MST, descreve-o como: "Homem de espírito empreendedor e criativo, apostou todas as suas economias ao comprar, por três contos de réis, o pequeno engenho Ouricuri no início do século XX. Sua determinação o levou a transpor vários obstáculos, a ponto de ele deixar o conforto da Fazenda Estrela para morar, durante algum tempo, em três casas de taipas no novo engenho, por conta da proximidade delas com o novo empreendimento".

Continua após a publicidade

Em 1920, o Sr. Manoel Tenório de Albuquerque Lins transformou o pequeno engenho de sua propriedade em usina, passando a produzir açúcar centrifugado. Surgia então a S/A Usina Ouricuri Açúcar e Álcool.

José Alves Filho (2012, p. 30) diz que "do empreendedorismo do Major Manoel Tenório brotava a idéia de auto-sustentabilidade, de maneira que surgiram pequenos empreendimentos dentro da própria usina, tais como fábricas de sabão, de farinha de mandioca, de fubá de milho, olaria para fabricação de telhas e tijolos e agricultura de subsistência".

Manoel Tenório, também chamado de Major Tenorinho em função de sua baixa estatura, faleceu no dia 04 de Março de 1962, com 86 anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias