Durante os 72 anos em que Alagoas foi Província — de 1817, quando se desmembrou da Capitania de Pernambuco após a repressão (iniciada na Vila de Atalaia) à Revolução Pernambucana, até 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República e sua transformação em Estado — três ilustres filhos de Atalaia chegaram ao cargo máximo do governo provincial.
O Capitão-Mor Pedro Antônio da Costa, seu filho Pedro Antônio da Costa Moreira e Felippe de Mello Vasconcellos foram figuras de grande relevância para a história de Alagoas. No entanto, infelizmente, suas trajetórias têm sido negligenciadas por gerações de atalaienses, que não reconheceram plenamente a importância de preservar e valorizar a memória de seus conterrâneos. Em nossa cidade bicentenária, seus nomes não estão presentes em avenidas, ruas ou prédios públicos — uma ausência que revela o quanto ainda precisamos cultivar o respeito pela nossa própria história.
Por meio dos livros Minha Atalaia das Alagoas e Filhos Ilustres de Atalaia, os atalaienses têm a oportunidade de conhecer em detalhes o passado do município e descobrir a significativa contribuição desses três ex-presidentes da Província para Atalaia e para todo o estado de Alagoas.
Adquira seu exemplar nos links abaixo:
MINHA ATALAIA DAS ALAGOAS - Clique Aqui
FILHOS ILUSTRES DE ATALAIA - Clique Aqui