Quinta, 25 de Abril de 2024
27°

Tempo limpo

Atalaia, AL

História Biografia

Barão José Miguel de Vasconcellos

O Barão de Parangaba,

10/08/2018 às 21h28 Atualizada em 25/07/2023 às 13h43
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Barão José Miguel
Barão José Miguel

De tradicional família da Zona da Mata alagoana, ligada à cultura canavieira, o Barão de Parangaba, José Miguel de Vasconcellos foi uma das mais ilustres figuras políticas de Alagoas durante as primeiras décadas do século XX, sendo o único atalaiense, até o momento, a governar o Estado após a proclamação da República.

Nascido em Atalaia em 12 de outubro de 1829. Filho de Antônio Toledo Machado e de Maria Toledo de Vasconcelos. 

Em 1852, contraí núpcias com Joana Saraiva de Albuquerque. Dessa união, nascem sete filhos. Entre eles, podemos citar Francisco Saraiva de Vasconcelos, Rosa Amélia de Vasconcelos, Maria Saraiva de Albuquerque e o Dr. João Carlos de Albuquerque.

Continua após a publicidade

Senhor de engenho, foi dono do Engenho Urupema, localizado em terras atalaienses. 

Militar, foi nomeado em 1854, Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional. Participou da Guerra do Paraguai.  

Sua trajetória política tem início na ainda Vila de Atalaia. Eleito vereador, chegou a ocupar, por ter sido o vereador mais votado, a função de Presidente da Câmara. 

Como a Constituição Política do Império do Brasil, de 1824, concentrou a função executiva nas mãos do Presidente da Câmara, podemos concluir que José Miguel de Vasconcelos administrou Atalaia durante este período. 

Por sua fidelidade à pessoa do Imperador e por serviços prestados ao Estado, foi agraciado por Dom Pedro 2º com o título de comendador da Imperial Ordem da Rosa em 1882.

Em 25 de setembro de 1889, José Miguel foi agraciado com o título de barão de Parangaba. Ostentou esse título por um curto período, já que com a Proclamação da República, a Constituição de 189 extinguiu as ordens honoríficas existentes e todas as suas prerrogativas e regalias, bem como os títulos nobiliárquicos.

Em 1890 foi eleito senador estadual de Alagoas, reelegendo-se sucessivamente por diversas legislaturas, de 1891 a 1906. Durante sua gestão exerceu o cargo de presidente do senado estadual por 16 anos.

Na qualidade de presidente do Senado Estadual, assumiu o governo de Alagoas de 5 a 20 de abril de 1903, devido à licença do governador Euclides Malta. 

Renunciou ao mandato de Senador Estadual em 14 de março para ser o candidato a vice-governador na chapa de Euclides Malta, sendo eleito para o quadriênio1906/1909. 

Voltou a exercer o cargo de governador, entre 3 de março a 12 de junho de 1909, para que se procedesse à eleição, na qual Euclides Malta foi reeleito.

O Barão José Miguel, um dos filhos mais ilustres que Atalaia viu nascer, faleceu em 12 de abril de 1916, em seu Engenho Urupema, aos 86 anos de idade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias