Quarta, 24 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Destaques Confraternização

Professor Jorge Nilson reúne amigos em confraternização para marcar sua despedida da rede estadual

Na oportunidade, Jorge Nilson foi homenageado com mensagens de parabéns pelos 34 anos de trabalhos desenvolvidos na rede estadual.

26/11/2018 às 09h52 Atualizada em 17/12/2018 às 10h16
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Professor Jorge NIlson ao lado de colegas que trabalharam com ele na Escola Floriano Peixoto.
Professor Jorge NIlson ao lado de colegas que trabalharam com ele na Escola Floriano Peixoto.

Com a presença de diversos amigos e ex-companheiros de trabalho, o professor Jorge Nilson realizou na noite deste último sábado (24), na antiga Churrascaria Mascarenhas, no bairro José Paulino, um emocionante evento de confraternização para marcar sua despedida oficial das salas de aula da rede estadual de ensino de Alagoas.

Na oportunidade, além de agradecer a todos os amigos e colegas presentes pelo apoio e companheirismo, o professor Jorge Nilson foi homenageado com mensagens de parabéns pelos 34 anos de trabalhos desenvolvidos na rede estadual, contribuindo com sua postura muita seria e profissional em sala de aula, no desenvolvimento educacional de milhares de jovens nas cidades de Maceió e Atalaia.

“Neste momento importante da minha vida, onde encerro um ciclo da minha trajetória profissional, resolvi fazer uma despedida diferente, convidando e reunindo meus colegas que já estão aposentados e os que ainda estão na ativa. Todos acompanharam a minha trajetória e estão aqui vivendo um momento diferente, relembrando histórias e até mesmo podendo esquecer um pouco os momentos difíceis que a nossa classe enfrenta”, destacou Jorge Nilson.

Continua após a publicidade

Só no município de Atalaia, são 18 anos dedicados a uma educação de qualidade na Escola Estadual Floriano Peixoto. Uma historia marcada pela luta vitoriosa na implantação do ensino médio nessa unidade de ensino, no ano 2000. “Quando cheguei para trabalhar no Floriano Peixoto, a Escola só tinha o ensino fundamental. Ensino médio aqui só no Cenecista e no Dr. João Carlos, que não conseguia contemplar toda a população. O prefeito da época, o Batalha, levou essa possibilidade de iniciarmos conversas com o Estado para implantar o ensino médio. Fomos em busca e conseguimos a implantação do ensino médio aqui na rede estadual. Com cerca de dois anos, já tínhamos mais de dois mil alunos matriculados”, comenta o agora professor aposentado, que em 2002 foi eleito diretor da Escola Floriano Peixoto, ocupando essa função até 2004.

Para o anfitrião da festa, relembrar mais de três décadas de contribuição ao ensino de milhares de jovens, lhe enche de orgulho e do sentimento de dever cumprido. “Sempre que um aluno chega para mim e agradece, diz que hoje está na Faculdade, isso me faz sentir muito bem. Sempre dizia na sala aos alunos para não ficarem na massa, pois na massa você não aparece, só aparece se for diferente. Sabemos das dificuldades do ensino de hoje em dia, onde para se conquistar o alunado é preciso ter muita habilidade. E, no meu caso a minha habilidade era causar choque, através de uma imagem de professor linha dura, na buscar de orientá-los da melhor maneira. Hoje me sinto satisfeito, pois andando no comércio em Maceió e em cidades do interior, sempre encontro ex-alunos meus”, comenta Jorge Nilson.

Apesar de “pendurar as chuteiras” na rede estadual, professor Jorge Nilson continua transmitindo seus conhecimentos para o alunado da rede municipal de ensino de Atalaia, como professor concursado, tendo trabalhando nas Escolas João Cordeiro (Ouricuri) e Dr. João Carlos (Branca). Recentemente compôs a chapa eleita do Sindicato dos Educadores de Atalaia - SEATA, fazendo parte da sua diretoria e contribuindo na luta pela melhoria de condição de trabalho da classe.

Usando da palavra, a professora Marinice Feitosa lembrou da passagem marcante de Jorge Nilson pela Escola Floriano Peixoto. “O cochilo era uma marca sua, mas seu pensamento estava sempre acordado. Lembro hoje quando ele “prendia” os alunos no horário do intervalo, muitas vezes fui chamada lá para verificar isso e constatei que eles estavam na sala, durante o intervalo, mas estavam todos quietinhos e não reclamavam nada. Jorge Nilson foi um exemplo como professor de Química. Parabéns para você e agradecimentos de todos nós que convivemos com você e fazemos parte da sua história”, comentou.  

Em seu discurso, a ex-vice-prefeita de Atalaia, professora Flavia Monteiro agradeceu o companheirismo do professor Jorge Nilson. “Que os professores que continuam, continuem fazendo um trabalho bom, pois a juventude de Atalaia precisa de educadores, de professores que vão além do conteúdo. Acredito que os professores que estão na Escola Floriano Peixoto, contribuem mais do que apenas com o conteúdo de suas matérias, porque contribuem com amor e com humanidade. Amizade pode passar o tempo que for, mas não conseguiremos jamais esquecer. Não estou mais na turma da Escola Floriano Peixoto, mas desejo sucesso a cada um. Sucesso também a esse jovem que acaba de se aposentar e vai começar a curtir, dando sua contribuição de uma outra forma. Aproveite sua aposentadoria e lembre-se que aposentadoria  não significa encerrar uma carreira. É uma outra etapa e você tem muito a contribuir com todos nós”, destacou. 

Já o presidente do SEATA, professor Fábio Cirilo fez questão de dar um abraço em seu amigo e destacar o quanto ele foi uma figura grande na Educação atalaiense. “Só o Jorge, só um amigo mesmo para me tirar das coisas que gosto de fazer no final de semana. Falar do Jorge Nilson é lembrar da Escola Floriano Peixoto, que todos nós sabemos o quanto é complicado. Essa turma de professores jovens tem muito o que aprender com a turma de velhinhos que eu e você fazem parte, pois a Educação é uma eterna aprendizagem. Infelizmente ainda tem os que nos olham e nos acham ultrapassado, mas ainda temos muito o que ensinar. A vida é uma eterna transitividade, é passagem é momentos e você Jorge está saindo da luta do trabalho, mas está ganhando outras lutas e outras lutas bem maiores. Só tenho a te agradecer meu amigo e dizer que você é grande, não pelo tamanho, mas pelas suas atitudes que lhe faz ser uma pessoa maior. Você me confidenciou que sofreu criticas por fazer essa festa, mas isso é fruto da mesquinhez da sociedade. As  criticas só vem para quem tem o ombro forte para suportá-las e você tem”, comentou.

Amigo pessoal do homenageado da noite, o vereador Ricardo Calheiros lembrou o quanto Jorge Nilson lhe ajudou e incentivou. “Foi um cara que me ajudou e incentivou a ser professor. Se hoje eu sou professor, muito se deve ao incentivo desse cara aqui, que tem um papel muito importante na minha vida. Jorge Nilson é aquele amigo verdadeiro que a gente confia. Hoje é um momento ímpar para Jorge Nilson, pois está desfrutando de uma história e dividindo ela com seus colegas, mostrando o trabalho de relevância que fez na Educação do município de Atalaia e de outros municípios. O que eu te desejo Jorge é que Deus te abençoe, continue te iluminando para que você continue trazendo mais sabedoria para a nossa Educação. Sou muito grato por você ser meu amigo. Hoje estou vereador e você também tem um papel muito fundamental nisso, pois foi uma indicação sua. Muito obrigado por você ser meu amigo e por fazer parte da minha família”, destacou o vereador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias