23°C 34°C
Atalaia, AL
Publicidade

Juventude: O que esperar do futuro? | Por Thyago Pereira

“O jovem possui a determinação necessária para prospectar um futuro melhor, o levantamento disto depende única e exclusivamente daquilo que ele vem realizando e almejando atualmente”, destaca Thyago Pereira.

Phablo Monteiro
Por: Phablo Monteiro
20/03/2025 às 18h45 Atualizada em 31/07/2025 às 18h29
Juventude: O que esperar do futuro? | Por Thyago Pereira
Foto: Sistema Interativo de Ensino

Talvez a maior definição de futuro para muitos jovens seja a incerteza, o não saber a condição, posição, qualidade ou situação que poderá estar no tempo vindouro. De fato, pensar em como estaremos posteriormente pode nos trazer uma sensação de hesitação e inúmeros questionamentos, sem ter ao certo a consciência do que nos espera, quais serão as conquistas e os desafios que teremos de enfrentar.

Apesar da dificuldade de sabermos isso, temos um medidor que podemos usar para compreender um pouco o horizonte que queremos, ele é o que estamos construindo hoje para o amanhã. O que nós, como jovens fazemos em prol de nosso próprio futuro e da coletividade?

A luta dos movimentos estudantis nas décadas de 1960 e 1970 contra a ditadura militar e pelo restabelecimento da Democracia nos proporcionaram hoje viver em um Estado Democrático de Direito. A maior preocupação na construção daquele movimento pelos jovens da época, era a transformação do futuro para que toda sociedade pudesse ter sua autonomia e liberdade que havia sido ultrajada pelo golpe de 1964.

Continua após a publicidade

 

Este é somente um dos grandes exemplos que temos de como o que fazemos hoje definirá o nosso tempo futuro, seja individualmente ou coletivamente com nossa família, amigos e a sociedade. O anseio ou o temor dos passos que precisamos dar hoje podem nos atrapalhar, mas o maior arrependimento certamente será o de não tentar, do que possivelmente falhar.

Continua após a publicidade

O jovem possui a determinação necessária para prospectar um futuro melhor, o levantamento disto depende única e exclusivamente daquilo que ele vem realizando e almejando atualmente. Portanto, nossa maior compreensão do porvir deve ser o que realizamos e entender que o futuro não é temeroso e sim o maior presente que podemos receber.

O maior questionamento que devemos ter é: o que estou fazendo para construir o que desejo?

Para Alan Kay, “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.” 

Por Thyago Pereira

Fonte: Instituto Reação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Thyago Pereira
Thyago Pereira
Thyago Pereira é um jovem atalaiense acadêmico em Direito e membro-efetivo da Liga Acadêmica de Carreiras Públicas (LACAP).
Ver notícias
Atalaia, AL
31°
Parcialmente nublado
Mín. 23° Máx. 34°
32° Sensação
6.52 km/h Vento
47% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h22 Nascer do sol
17h52 Pôr do sol
Terça
36° 21°
Quarta
33° 22°
Quinta
34° 22°
Sexta
36° 22°
Sábado
35° 23°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias