Sexta, 26 de Abril de 2024
24°

Tempo nublado

Atalaia, AL

História ECO

Esporte Clube Ouricuri - ECO

Fundado em 13 de março de 1952, foi a primeira equipe a representar Atalaia na elite do futebol alagoano.

03/10/2019 às 11h17 Atualizada em 12/10/2019 às 01h32
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Lendário time do Esporte Clube Ouricuri de 1959 e 1960.
Lendário time do Esporte Clube Ouricuri de 1959 e 1960.

Talvez muitos não saibam, mas o primeiro time a representar a cidade de Atalaia na elite do futebol alagoano, foi o Esporte Clube Ouricuri (inicialmente Sport Clube Ouricuri), mais conhecido como ECO. A equipe rubro negra foi fundada em 13 de março de 1952, por funcionários da antiga Usina Ouricuri, daí o nome da agremiação.

Usando os estádios Severiano Filho (pertencente ao CRB) e Mutange (propriedade do CSA), ambos em Maceió, disputou os campeonatos alagoanos de 1959 e de 1960, obtendo significativos resultados, como nos conta o escritor José Alves Filho, em seu livro que conta a história do Povoado*. “Em 1959 venceu, em partida oficial, o CSA por 2 x 1, gols de Ronaldo e Bobô, e em 1960, o CRB por 2 x 0, gols de Pêra, também em partida oficial”.

Continua após a publicidade

Em 1959 o ECO terminou o primeiro turno na terceira colocação, a frente do CRB. No segundo turno, só há registrado duas partidas da equipe, uma derrota por 1 x 0 para o Capelense e um empate em 0 x 0 com a equipe da Ferroviária. O campeão de 1959 foi o Capelense. A escalação do ECO nesta competição era: Bandeira; Bobô e Boleado; Tante, Pato e Orlando; Pretinha, Rolando, Loquinha, Bá e Ferro.

Em 1960 o ECO ficou na quarta colocação, entre as seis equipes participantes, o campeão dessa edição foi o CSA. O time atalaiense conquistou quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. Marcou 16 gols e sofreu 9 gols. A escalação do ECO nesta competição era: Bandeira; Jerônimo e Boleado; Tante, Pato e Farias; Pretinha, Bobô, Veiga, Valdinho (Bá) e Perá.

O ECO é bicampeão seguido do Torneio Início do Alagoano, títulos conquistados em 1959 (02/08) e 1960. Curiosamente, foram as duas únicas vezes que participou. Essa competição, que começou a ser disputada em 1927, era realizada na semana que antecedia o início do Campeonato Alagoano. A competição era disputada em um só dia, em um tempo menor do que os 90 minutos e servia para os times da elite apresentarem seus elencos aos torcedores que iriam acompanhar o alagoano.

Um dos ilustres torcedores do ECO era o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Nestor Tenório de Oliveira, falecido em 1975. Uma das grandes paixões de Nestor Tenório era o futebol. Torcedor do CSA, mas dedicava zelo ao ECO (Esporte Clube Ouricuri). Não perdia uma partida do ECO. "Todo domingo, à tarde, estava ele lá sentado em uma pedra que ficava próxima a linha divisória do campo, torcendo, gritando, xingando e batendo com sua bengala nas pernas dos que ousavam ficar em sua frente, impedindo-o de vê o jogo", José Alves Filho (2012, p. 106, 107).

Mesmo após deixar de frequentar a elite do futebol alagoano, o time que contava com grande apoio da Usina Ouricuri, continuou dando muitas alegrias aos torcedores locais, principalmente na década de 70, como nos conta José Alves Filho: “Um grande time, que somado aos “pratas da casa”, fizeram história no futebol amador da região, com apresentações memoráveis nas tardes de domingo”.

Grandes nomes marcaram a história desse time histórico de Atalaia, como o Ioquinha, Pastel, Júnior Atalaia que após jogar no ECO, atuou no CRB, Sete de Setembro e Comercial, o zagueiro Zé Carlos ex-jogador do CSA e Capelense, Nado que também jogou em clubes como o ASA, Marilia-SP, Serrano-RJ e Dobret da Bulgária, entre muitos outros jogadores. Outro nome de grande destaque foi o arqueiro Bandeira, grande goleiro alagoano que surgiu no final dos anos 40, que após defender com destaque clubes como o CRB, Bahia e CSA, defendeu as cores rubro negra do ECO de 1959 a 1960, curiosamente os anos das principais conquistas do clube.

O ECO teve também uma equipe de futebol feminina.

O Esporte Clube Ouricuri, ainda continua em atividade, participando de competições amadoras. Historicamente o ECO ostenta uma rivalidade com o Jaqueirense Sporte Club, fundado em 1972. Mais recentemente, tem como rival a equipe do Flamengo de Ouricuri, fundado em 2006.

“Mesmo com todas as dificuldades, estamos nos esforçando ao máximo para manter viva toda essa história do ECO e também a pratica de esporte em Ouricuri, onde mantemos uma escolinha para incentivarmos a garotada da região”, destacou o presidente de honra do ECO, Talvanes Matias.

Para comemorar o aniversário do ECO, tradicionalmente é realizado no Povoado Ouricuri, uma partida festiva que reuni jogadores veteranos, da atualidade, a comunidade da Ouricuri e demais simpatizantes, para celebrar mais uma um ano de história do Esporte Clube Ouricuri.

* José Alves Filho (Livro: Usina Ouricuri de Manoel Tenório ao MST)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias