Sexta, 26 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Atalaia, AL

História História de Atalaia

Bandeira, Hino e Brasão de Atalaia

Conheça mais sobre nossos símbolos municipais

10/08/2018 às 15h45 Atualizada em 10/08/2018 às 15h55
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Bandeira de Atalaia
Bandeira de Atalaia

BANDEIRA DE ATALAIA

Como nossa cidade já possuía 200 anos de vida, o então Prefeito Zeca Lopes, um dos maiores prefeitos da historia de Atalaia, abriu concurso público, no ano de 1969 para a escolha do Hino e da Bandeira de Atalaia.


Segundo Informações do Livro da saudosa escritora atalaiense Vandete Pacheco, nossa Bandeira foi desenhada pelo estudante de odontologia Benildo Gusmão de Verçosa; é maceioense.

Continua após a publicidade

Nas cores preto, azul e branco a bandeira tem o seguinte significado: O preto – lembra a escravidão – fato principal da existência de Atalaia. O azul – lembra o céu. O branco – evoca a paz desejada por todos homens.

A bandeira é retangular e está assim dividida: A metade esquerda é um grande retângulo azul natiê e a metade direita é subdividida em 5 retângulos menores em cores alternadas:  branco, preto, branco, preto, e finalmente branco. Sobre estes pequenos retângulos encontra-se o brasão desenhado por José de Alencar Monteiro, a pedido do Prefeito Zeca Lopes.

HINO DE ATALAIA

Ainda segundo informações do Livro Atalaia Último Reduto dos Palmarinos, da maior historiadora de nossa cidade, Vandete Pacheco, a letra do hino aprovada no concurso, foi de autoria de Celina Sampaio Ramos, natural de Bom Conselho – PE mas domiciliada e residente em Atalaia, onde lecionou por muitos anos no Jardim Infantil do Educandário D. Ranulfo. A música foi composta pelo maestro Artur Martins da Silva, atalaiense, Capitão da Policia Militar.
 
HINO DE ATALAIA
 
      Letra : Celina Sampaio Ramos
 
      Música: Artur Martins da Silva
 
 
Ó cidade feliz e orgulhosa
De Alagoas és lendária
Tens o rio Paraíba como adorno
És histórica e bi-centenária
 
Agraciada por campos floridos
Canaviais e verdejantes grotas
Altaneira viste erguer-se  a igreja
De Nossa Senhora das Brotas
 
                 Estribilio:
 

Salve Atalaia, e seu povo varonil
Atalaia, és também                    bis
Pedaço do nosso Brasil
 
Tiveste o nome Arraial dos Palmares
Vila Real de Bragança
Sentinela que acompanha o progresso
Vigilante, com fé e esperança
 
Nesta homenagem que te prestamos
Desejamos aos filhos teus
Paz, alegria e prosperidade
Sob as bênçãos de Deus.
 
Salve Atalaia...
               

BRASÃO DE ATALAIA

MEMORIAL  DESCRITIVO
 
Escudo Português clássico redondo terciado em faixas, sendo a primeira faixa cortada em dois campos de blau (azul) contendo no canto à destra uma moenda simbolizando a agroindústria e  usinas de açúcar;  no canto à sinistra uma cruz cristã que mostra a fé de seu fundador pela presença de Nossa Senhora das Brotas.


Na segunda faixa em argenta (prata)  um colmo de cana-de-açúcar  segurado por uma mão branca e uma negra, símbolo da união do branco e do negro no progresso da cultura e da industria  do município.

Na terceira faixa em sinople (verde) uma faixa ondulada em prata, representando o Rio Paraíba. 

Acima a tradicional Coroa Mural  dos Municípios.

A Coroa Mural de prata é um ornato exterior do escudo e símbolo de soberania. Representa toda a evolução política e administrativa do município.

A Coroa Mural  de oito torres, em metal prata é para cidades, sendo cinco torres à vista, e abaixo um listél em blau (azul) com números e letras  com o topônimo - ATALAIA, tendo como suportes ornamentais  à destra a figura do bandeirante que lutou contra os quilombos e deu origem à vila, e à sinistra, um colmo de cana-de-açúcar principal  cultura do município sobreposto pela figura de um quilombola cuja história de lutas pela liberdade propiciou o início  da povoação.

Projeto: Prof. Ezio Lima do Nascimento
Design : Edmo Carneiro do Nascimento

brasao_atalaia_al

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias