Sexta, 26 de Abril de 2024
25°

Tempo limpo

Atalaia, AL

História Homenagem

Vereador Manoel Ferreira Barros

Ex-presidente da Câmara Municipal de Atalaia.

08/01/2019 às 15h06 Atualizada em 02/02/2021 às 07h50
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Vereador Manoel Barros.
Vereador Manoel Barros.

MANOEL Ferreira BARROS, nascido em Palmeira dos Índios no dia 02 de fevereiro de 1947. Ingressou na Polícia Militar de Alagoas em 1967 e nessa mesma data veio prestar seus primeiros serviços como Praça Simples (Soldado) a população de ATALAIA. Estudou, concluiu seus estudos e casou-se com MARILENE Correia BARROS, constituiu família e residindo neste município até seu falecimento.

Após 23 anos de serviço, já como Sargento, graduou-se em DIREITO e colocou seu nome ao julgamento popular concorrendo ao Cargo de Vereador em 1988, onde obteve grande êxito, sendo o 2.º VEREADOR mais votado naquela eleição.

Em 1992 concorre a reeleição, tornando-se Presidente da Câmara Municipal de Atalaia. Onde recebeu o Título de CIDADÃO HONORÁRIO DO MUNICÍPIO DE ATALAIA.

Continua após a publicidade

Já em 1996, conseguiu seu 3.º mandato frente do Legislativo Municipal.

Em 2000 bate recorde municipal ao chegar a Câmara Municipal pela 4.º vez desempenhando mais uma Legislatura.

Ao longo desses 16 anos exercendo a edilidade, MANOEL BARROS, desempenhou um trabalho defendendo e legislando para os cidadãos de sua terra, conseguindo entre outras, fazer constar na LEI ORGÂNICA MUNICIPAL: A criação da Guarda Municipal e da Defensoria Pública Municipal (Advogados do Município a serviço dos mais necessitados). Ocupou a todos os cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal (Presidente, Vice-presidente, 1.º Secretário e 2.º Secretário) assim como também participou de todas as Comissões Permanentes do Poder Legislativo.

Dentre os seus Projetos, os de maiores relevância foram: Criação de uma Creche Escola no bairro Tempo de Esperança; Criação de uma Companhia de Polícia Militar; Criação de um Centro Profissionalizante e implantação do sistema de abastecimento dágua dos bairros: Santa Inês, Tempo de Esperança, Vinte e um e Bittencourt.  Fundou também uma Igreja Evangélica com recursos próprios e algumas ajudas dos fieis, para  evangelizar os jovens tirando-os das drogas e da prostituição. Bem como contribuir para o reino de Deus. Pois o mesmo é evangélico e seguidor de Jesus Cristo.

Com uma família pequena no município, algo em torno de 15 membros, MANOEL BARROS tornou-se um campeão de votos nas eleições que disputou, destacando-se por seu estilo forte e seguro, onde fez prevalecer o empenho da palavra e segurança nas suas ações.

Seus dois filhos seguiram a carreira política e conseguiram se eleger vereador do município de Atalaia. Marconde Barros foi  eleito vereador em 2008 e Toni Barros em 2016 e 2020.

Aos 70 anos de idade, Manoel Barros faleceu no dia 14 de agosto de 2017.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias