Segunda, 17 de dezembro de 2018
82 9 9131 8010
Educação

03/10/2018 às 10h10 - atualizada em 10/10/2018 às 23h07

456

Phablo Monteiro

Atalaia / AL

Colégio Inovar mantém Atalaia em destaque na Robótica Nacional
Alunos subiram ao pódio na OBR AL e classificaram cinco projetos para a Mostra Nacional de Robótica (MNR).
Colégio Inovar mantém Atalaia em destaque na Robótica Nacional
Alunos do Colégio Inovar representam Atalaia em competições de Robótica Educacional a nível estadual e nacional.

Tendo surgido há menos de um ano com o propósito de proporcionar ao município de Atalaia a continuidade de um modelo de educação diferenciada, voltada, entre outros, para o empreendedorismo e a tecnologia, o Colégio Inovar, administrado pela Cooperativa Educacional Maria Cristina de Souza, comemora os importantes resultados obtidos por seus alunos na Robótica Educacional.


É que através do Projeto Roboticando, desenvolvido ao longo do terceiro bimestre, através da disciplina Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, os professores Hyago Basílio e Gildenor Leite puderam preparar alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, para duas competições que acontecem a nível nacional: a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na modalidade prática e a Mostra Nacional de Robótica (MNR).


“Através dessa disciplina provocamos discussões com os alunos, onde surgiram ideiais para tentarmos unir a teoria já debatida em sala de aula, com a prática através da Robótica. Com os conteúdos das aulas de físicas, de matemática, de biologia, entre outras, nossos alunos buscaram maneiras de como poderia relacionar esses conteúdos para uma situação da Robótica”, destaca o professor Gildenor Leite.


A culminância do Projeto Roboticando aconteceu no último dia 26 setembro, na Quadra do Colégio Inovar, que recebeu a visita de alunos da Escola Luz do Saber e da Escola Educando para a Vida, que com muita empolgação tiveram a oportunidade de assistir aos projetos desenvolvidos para a MNR e também uma simulação das equipes que iriam participar da OBR AL. Já para a turma dos 6º anos, houve o desafio da criação de um carrinho utilizando materiais recicláveis, onde foi feita uma corrida para ver qual projeto obteria o melhor desempenho.


E, em tão pouco tempo, esse projeto inovador já obteve importantes resultados não só para o Colégio Inovar, mas para a cidade de Atalaia, que se mantém como um dos municípios alagoanos destaque no desenvolvimento da Robótica Educacional.


Neste último sábado, dia 29 de setembro, nove alunos do Colégio Inovar, divididos em três equipes, participaram da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), em Maceió, nas categorias Nível I e II. Com 255 de pontuação, a equipe Atabótica Inovar I, formada pelos alunos do 8º ano, José Paulo, Sabrina e José Kaique, conquistou com sobras a medalha de terceiro colocado, levando Atalaia ao pódio pelo quarto ano consecutivo. Participaram da competição no Nível II os alunos Tiago Luiz, Maria Eduarda, Rhayanne, João Antônio, Caio Lucas e Thiago Lemos.


Para o professor André Vigário, técnico das equipes atalaienses, o resultado reafirma o nome de Atalaia na Robótica Nacional. “Foi uma oportunidade fantástica, que resultou em um resultado inesperado em nossa primeira participação como Inovar. Nossas equipes tiveram como mentores, o Lucas Neto e o Edson Mário, que foram campeões Alagoanos da OBR no ano de 2017. Eles foram nossos alunos e agora estão replicando esses aprendizados para os nossos alunos do Inovar”, destacou André Vigário, que pelo quarto ano subiu ao pódio como técnico.


Outro importante resultado foi à classificação de cinco entre oito projetos desenvolvidos por alunos do Colégio Inovar, para representar o município na Mostra Nacional de Robótica. Serão 30 alunos que estarão participando deste evento que será realizado na cidade de João Pessoa – PB, entre os dias 07 a 10 de novembro, expondo e divulgando seus trabalhos na área de Robótica.


A Mostra Nacional de Robótica tem o objetivo de promover e valorizar o aprendizado interdisciplinar, colaborativo e investigativo, com foco na experiência e inovação, estimulando jovens do ensino fundamental, médio e técnico para ingressarem em carreiras científico-tecnológicas. O evento também identifica e estimula potenciais talentos mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica.   


Crescendo a cada dia na confiança das famílias atalaienses, o Colégio Inovar, localizado próximo a Rodoviária, no bairro Nova Olinda, além das aulas de robótica, conta com salas climatizadas, quadra poliesportiva, sistema de notas online, aulas de campo, jogos internos, equipe de professores diferenciada, referência em aprovação nas universidades, laboratório de ciência e toda uma estrutura de qualidade, para mostrar que quem joga em equipe, chega mais longe.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium