Terça, 23 de Abril de 2024
29°

Tempo nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Isa de Medeiros Duarte

Primeira mulher a ocupar a Presidência da Câmara deAtalaia.

18/08/2018 às 10h34 Atualizada em 31/10/2020 às 23h26
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Foi presidente da Câmara de Atalaia em duas oportunidades.
Foi presidente da Câmara de Atalaia em duas oportunidades.

Dona Isa de Medeiros Duarte, figura respeitada e admirada na sociedade atalaiense, nasceu no dia 29 de Outubro de 1905. Filha do Ex-Prefeito (na época, Intendente do Município de Atalaia) Coronel Manoel Vicente e de D. Alta Salgado de Medeiros.

Casou-se no dia 12 de Junho de 1924, com José Lopes Duarte, mais conhecido como Zeca Lopes, que mais tarde viria a ser por 4 vezes Prefeito de Atalaia, hoje considerado um dos maiores Prefeitos da história de Atalaia. Dessa união nasceram 12 filhos: Luiz, Maria José, Maidi, Antônio, Naide, Aloísio Lopes, Wilson, Maria Luisa, Rubinho, Tarso e Denise. Entre os doze filhos, apenas dois seguiram carreira política, o Ex-Prefeito de Atalaia, eleito em 1992, Aloísio Lopes e o candidato a Vereador Tarso.

Foi dona de casa, sempre zelando muito por sua família. Influenciada por seu esposo, lançou-se candidata ao cargo de Vereadora, vencendo as eleições municipais daquele ano.  Era o segundo mandato do Ex-Prefeito Zeca Lopes e foi eleita vereadora de Atalaia.  Ao todo foi por três mandatos Vereadora de nosso município, sendo em duas oportunidades, Presidente da Câmara Municipal (1969 A 1971 e 1973 A 1974). Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da Câmara em Atalaia.

Continua após a publicidade

“Foi uma mãe exemplar, uma mãe que soube criar os filhos, sabia educar. Acredito que a educação vem do berço e essa boa educação nós tivemos tanto da minha mãe, como do meu pai. Era tão exemplar, que era obedecida mesmo quando íamos ser castigados por algo que fizemos de errado", declarou Aluisio Lopes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias