Quinta, 28 de Março de 2024
25°

Tempo nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Francisco Guilherme de Farias Bittencourt

Primeiro Intendente (Prefeito) do município de Atalaia

10/08/2018 às 21h36 Atualizada em 25/04/2022 às 10h07
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
1º Intendente (Prefeito) de Atalaia
1º Intendente (Prefeito) de Atalaia

Descendente de avós portugueses, entre eles o português Antônio de Farias Bittencourt, que veio residir na Vila das Alagoas para viver do ofício de Mestre construtor de embarcações, o primeiro Intendente (Prefeito) de Atalaia, Francisco Guilherme de Farias Bittencourt, é o filho mais velho do casal João de Farias Bittencourt e Francisca Sales de Souza. Nasceu na então Vila de Atalaia, em 1816.     

Era dono dos Engenhos Santo Antônio e São Francisco, ambos localizados em Atalaia.

Casa-se com a senhorita Emília Francisca de Chargas, com quem tem oito filhos: João de Farias Souza Bittencourt, Maria Guilhermina de Farias Bittencourt, Francisco Guilherme de Farias Bittencourt Filho, Pedro Valeriano de Farias Bittencourt, Roberto de Farias Bitetncourt, Rosa Amélia de Farias Bittencourt. Cassemiro de Farias Bitencourt e Francisca Emilia de Farias Bittencourt.

Continua após a publicidade

Em 1872 Francisco Guilherme Bittencourt assumiu por dois anos a presidência da Câmara da Vila de Atalaia. Em 1880 assumia novamente a presidência da Câmara, dessa vez por um período de um ano.

Com o fim do Período Imperial e o Regime Republicano resolve substituir as Câmaras por um Conselho de Intendência, através da lei nº 1 de 21 de janeiro de 1890 do Governo provisório do Estado. O 1º Intendente de Atalaia foi o Francisco Guilherme Bittencourt, tendo como demais membros do Conselho de Intendência os vereadores Manoel Tomás da Silva, Lúcio Mateus de Caldas, José Nicolau de Cerqueira e Antonio Carlos de Medeiros Cabral.

Segundo conta Vandete Pacheco: "Quando o Governador de Alagoas, Dr. Manoel de Araújo Góes veio fazer uma visita de inspeção às obras da construção da estrada de ferro, em fevereiro de 1891, o Intendente Francisco Guilherme Bittencourt e o Conselho Municipal composto de senhores Manoel Tomás da Silva, Lúcio Martins Caldas , José Nicolau de Cerqueira e Antonio Carlos de Madeiros Cabral, representante do município, foram recebê-lo festivamente nas proximidades de Capela, prestando-lhe significativa homenagem. Naquela ocasião a comitiva fez um convite ao governador para que visitasse a Vila de Atalaia. S. Exa. aceita e marca a data que ficaria para Atalaia um marco duplamente histórico: a inauguração da linha férrea até Atalaia, pois o Governador e sua comitiva viriam de trem e a realização do grande ideal dos atalaienses: ver a Vila elevar-se a fórum de cidade, pois o reforço do pedido feito por tantas e tantas vezes recebia naquele dia uma conotação toda especial por que S. Exa. o Governador vira “in loco” o progresso de um povo que trabalhava com denodo por sua terra".

O Intendente Francisco Guilherme Bittencourt, acompanhando de toda a intendência municipal, em 5 de Março de 1891, recebeu festivamente o atual Governador do Estado, o Dr. Manoel de Araujo Góes. Estiveram presentes também autoridades locais e numeroso concurso de pessoas gradas do município. Teve o ilustre Governador por entre as aclamações jubilosas das mesmas autoridades e do povo a solicitação verbal para que conferisse àquela localidade a categoria de cidade. Solicitação que foi atendida com a promulgação do decreto n. 88 daquela mesma data.

Faleceu na cidade de Atalaia, em 29 de outubro de 1914.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias