Sexta, 26 de Abril de 2024
°

História Homenagem

Vicente de Freitas Neto

Apesar de não ser natural do município de Atalaia, seu brilhante trabalho em prol dos atalaienses, certamente o faz figurar como um dos grandes filhos ilustres desta terra.

30/09/2019 às 16h27 Atualizada em 04/10/2019 às 19h37
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Vereador Vicente de Freitas Neto assinando livro de ATAs durante sessão da Câmara Municipal de Atalaia.
Vereador Vicente de Freitas Neto assinando livro de ATAs durante sessão da Câmara Municipal de Atalaia.

Em 4 de fevereiro de 1927, nascia no Distrito Saúde, na cidade de Maceió, Vicente de Freitas Neto. Filho do senhor João Luiz de Freitas e Josefa Ferreira de Freitas. Sua infância foi vivida na capital de Alagoas, ao lado de seus sete irmãos.

Foi lá também que aprendeu com o mestre Oswaldo Veloso, o oficio de enfermeiro prático e a manipular medicamentos.

Apesar de não ser natural do município de Atalaia, seu brilhante trabalho em prol dos atalaienses, seja como enfermeiro, farmacêutico ou vereador, certamente o faz figurar como um dos grandes filhos ilustres desta terra, que tanto amou e tanto torceu por seu progresso.

Continua após a publicidade

Em 24 de Maio de 1950, casa-se no município de São Luiz do Quitunde, Alagoas, com Maria José Medeiros. Dessa união nascem três filhos: Kátia Márcia (1952), professora de História aposentada, Carlos Alberto (1956), engenheiro civil e Izabel Cristina (1959), funcionária pública aposentada.

Após o casamento com Dona Maria José (Dona Zezé), mudou-se para a Usina Uruba, onde passou a exercer a sua profissão como enfermeiro prático, dentista e parteiro. Seu carisma lhe rendeu ter mais de cem afilhados.

Passando a residir na cidade, incorpora-se ao quadro de funcionários do Hospital Infantil e Maternidade Darcy Vargas, onde trabalhou por mais de 20 anos. “Era considerado por muitos o médico da família”, destacou o Dr. Ronaldo Gomes Bernardo, no dia 13 de agosto de 2016, na ASMALU, durante a segunda edição da outorga da Medalha de Mérito Dra. Maria Thereza de Medeiros Pacheco à personalidades atalaienses. Vicente de Freitas Neto foi um dos homenageados em memória, sendo a Medalha entregue a sua filha Izabel Cristina.

Hospital Infantil e Maternidade Darcy Vargas

Em seu Livro Atalaia Último Reduto dos Palmarinos, a escritora e historiadora Vandete Pacheco destaca que houve períodos que Atalaia ficava sem assistência médica e contava apenas com a eficiência de profissionais bastante humanos, a exemplo dos enfermeiros Eurico Tenório e Vicente de Freitas Neto.

Por várias Legislaturas, os atalaienses tiveram a honra de tê-lo como seu representante no Poder Legislativo, já que foi vereador do município em cinco Legislaturas, exercendo o mandato como vereador titular em três oportunidades, e, em outras duas, exercendo o mandato na qualidade de suplente. Atendendo sem distinção a todos que lhe procuravam e contribuindo de forma incansável para o progresso e desenvolvimento de Atalaia.

Em sua primeira eleição, ocorrida em 10 de outubro de 1962, concorreu pelo Partido Social Progressista (PSP), obtendo 85 votos e ficando na qualidade de suplente na Legislatura 1963 a 1966.

Em sua segunda eleição, realizada em 15 de novembro de 1966, agora pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi eleito vereador com 146 votos, para a Legislatura 1967 a 1970.

No pleito eleitoral realizado em 15 de novembro de 1970, ainda pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), obtém 137 votos, ficando na qualidade de suplente na breve Legislatura de 1971 a 1972.

Na eleição de 15 de novembro de 1972, agora pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), é um dos mais votados, obtendo 390 votos e exercendo o mandato como vereador titular na Legislatura de 1973 a 1976.

Ainda filiado a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), disputa a eleição de 15 de novembro de 1976, obtendo nas urnas 208 votos, sendo eleito vereador para a Legislatura 1977 a 1980. Por determinação de Lei Federal, esse mandato foi prorrogado por mais dois anos, terminando em dezembro de 1982.

Durante duas edições da Noite das Personalidades (1974 e 1975), Vicente de Freitas Neto foi homenageado pela diretoria do Centro Social Atalaiense, como enfermeiro destaque, tendo em vista os relevantes serviços prestados à comunidade atalaiense.

Para sua filha Izabel Cristina, é gratificante saber do reconhecimento dos serviços prestados pelo seu pai, em sua vida profissional, política e pessoal, onde dedicou parte de sua vida. “Para nós, o sabor da conquista dos valores de nosso pai, nos deixou com mais vontade e responsabilidade de acertar e seguir o exemplo de retidão, compromisso com o trabalho e a honestidade. Nosso pai é o nosso exemplo e em nenhum momento ele se furtou aos cumprimentos dos seus deveres”, destacou. 

Aos 74 anos de idade, no dia 28 de abril de 2001, faleceu na cidade de Maceió, Vicente de Freitas Neto, deixando viúva, seus três filhos e netos. Seu sepultamento ocorreu no Cemitério Parque das Flores, na capital alagoana.

“É com muito carinho e orgulho que em nome dos meus irmãos (Carlos e Kátia) e de minha mãe (Dona Zezé), que temos muita saudade e guardamos ótimas lembranças. Com certeza, onde ele estiver, está muito agradecido e com orgulho de nós. Agradecemos ao nosso pai por ele ter feito e nos dado o seu melhor”, conclui Izabel Cristina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias