Sexta, 29 de Março de 2024
27°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Dr. Ronaldo Gomes Bernardo

Foi idealizador e presidente da Associação Cultural Professora Maria Luiza – ASMALU, fundada em 2012.

08/01/2019 às 15h10
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Dr. Ronaldo Gomes Bernardo
Dr. Ronaldo Gomes Bernardo

Natural do município de Atalaia, Ronaldo Gomes Bernardo nasceu no dia 12 de setembro de 1948. É filho do senhor Abílio Bernardo e da senhora Maria Luiza.

Em 1967 passa a trabalhar como fiscal de tributos na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas – SEFAZ. Trabalhou neste órgão até se aposentar no ano de 1996.

Casa-se em 28 de junho de 1970 com a também atalaiense Réia Bernardo, com quem teve três filhos, Ronaldson, Rogério e Robertson, e oito netos. Todos seus filhos seguiram a profissão do pai e se formaram médicos.

Continua após a publicidade

Em 1976 dá inicio aos estudos no curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), se formando em 1981. Era médico ginecologista e obstetra. Fez parte do corpo médico da Santa Casa de Maceió e era dirigente da Santacoop Maceió. Médico respeitado, foi um dos primeiros a usar a tecnologia de vídeohisteroscopias na Santa Casa de Maceió. A técnica é utilizada em procedimentos de diagnóstico e em cirurgias intra-uterinas não-invasivas visando investigar o interior do útero (cavidade uterina).

De 2003 a 2008 foi membro do Conselho Regional de Medicina de Alagoas - CREMAL.

Foi idealizador e presidente da Associação Cultural Professora Maria Luiza – ASMALU. Fundada no ano de 2012, a ASMALU, que conta com um belíssimo prédio situado na Rua Floriano Peixoto, têm como finalidades a de fomentar o estudo, o aprendizado e a divulgação da cultura e historia do município de Atalaia. Através da ASMALU, lançou importantes projetos culturais, como a outorga da medalha de mérito Dra. Maria Thereza de Medeiros Pacheco, como forma de homenagear atalaienses de nascimento ou não que emprestaram seu trabalho, sua arte e sua abnegação ao desenvolvimento do município. Também realizou duas edições do Projeto Prata da Casa, que visa incentivar e valorizar os artistas da terra em uma noite de grandes apresentações musicais. Um dos projetos mais recentes, foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Atalaia, onde ofertou cursos gratuitos de musica, destinados à população atalaiense, com aulas sendo ministradas pelo artista da terra, Júnior Rocha.

Um apaixonado por sua terra natal, muito desejou e lutou pelo desenvolvimento de seu município. Mesmo residindo em Maceió, era presença constante em Atalaia, em festividades e principalmente nos finais de semana.

Dr. Ronaldo foi homenageado pela Câmara Municipal de Atalaia, com a Comenda Suzana Craveiro Costa de Medeiros, por ter prestado relevantes serviços a nossa cidade. Era muito querido e respeitado por todos.

Aos 69 anos de idade, esse ilustre médico atalaiense, faleceu na noite de segunda-feira, do dia 09 de abril de 2018.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias