Sexta, 19 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Padre Abelardo Romeiro Pereira

De 1961 a 1987, Padre Abelardo serviu as Paróquias de Atalaia e Maribondo.

16/10/2018 às 22h11
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Padre Aberlado.
Padre Aberlado.

Filho de José Antonio Pereira e Hosana Romeiro Pereira, nasceu na cidade de Marechal Deodoro a 20 de maio de 1922.

Cursou o primário em Marechal Deodoro e no Colégio Diocesano de Maceió e os estudos superiores Sacerdotais no Seminário Metropolitano de Maceió, em seguida em Belém do Pará, concluindo no de Fortaleza, Ceará.

Ordenou-se Padre a 1º de outubro de 1950 na Catedral de Santana, diocese de Caitité, Bahia. Sua primeira missa foi em Marechal Deodoro no dia 21 de janeiro de 1951.

Continua após a publicidade

Sua primeira Paróquia foi a de Livramento, Diocese de Caitité. Em Alagoas esteve a frente das Paróquias de Pindoba, Pilar, São Luiz do Quintunde, Maribondo, Marechal Deodoro e Atalaia para onde veio em 26 de fevereiro de 1961 e ficou até 1987.

Em 1964, Padre Abelardo constrói com a colaboração dos paroquianos, a Igreja de Santa Luzia, localizada no bairro Girador. Também esteve a frente do Apostologo Leigo Voluntário (ALVO), que foi fundado em 1963 com a finalidade de fazer voluntariamente o trabalho de cristão autentico junto as crianças, aos anciões e aos pobres.

De 1961 a 1987, Padre Abelardo serviu as Paróquias de Atalaia e Maribondo. Em Atalaia é lembrado sempre com muita admiração e respeito pelos que tiveram o privilegio de seu convívio durante os 26 anos em que esteve a frente da Paróquia. Esse respeito e admiração é também notado na cidade de Maribondo, onde Padre Abelardo recebeu em homenagem póstumas a colocação de seu nome em uma rua, em uma Banda Fanfarra da cidade e o Colégio Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, do qual Padre Abelardo foi fundador, o homenageou com a aposição de um busto seu, onde os habitantes daquela localidade perpetuaram assim a sua gratidão com quem tanto se preocupou com a educação dos jovens.

Padre Abelardo faleceu em sua cidade natal no dia 01 de agosto de 1989.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias