Sexta, 26 de Abril de 2024
31°

Tempo nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Nelson Tenório de Oliveira

Como suplente, exerceu o mandado de Senador em 1962.

15/09/2018 às 11h38 Atualizada em 22/06/2022 às 13h23
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Nelson Tenório de Oliveira, primeiro atalaiense a exercer o mandato de Senador.
Nelson Tenório de Oliveira, primeiro atalaiense a exercer o mandato de Senador.

Filho caçula do industrial Manoel Tenório de Albuquerque Lins e da senhora Virgínia Sabino de Oliveira, Nelson Tenório de Oliveira nasceu no município de Atalaia em 16 de agosto de 1921. 

É neto, por parte de pai do ex-Intendente de Atalaia, o Coronel João Evangelista da Costa Tenório. Sobrinho do ex-prefeito de Atalaia Major Zé Tenório e dos ex-vereadores atalaienses José Sabino de Oliveira Filho, Luiz Tenório, Abel Tenório e Maria Tenório.

Irmão do ex-vereador Nestor Tenório de Oliveira, que foi quem por mais tempo presidiu a Câmara Municipal de Atalaia. 

Continua após a publicidade

Estudou o primário em sua cidade natal e no Colégio Diocesano, em Maceió, concluindo seus estudos nos Colégios Leão XII e Ateneu, ambos em Recife. Foi lá na capital pernambucana onde bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, em 1949.

Em 15 de dezembro de 1951, no município de Atalaia, casou-se com Dulce Lopes Magalhães de Oliveira (Tenório), filha de José da Fonseca Oliveira e de Ana Lopes de Magalhães Oliveira. De nacionalidade portuguesa, seu sogro foi fundador da Fábrica Pilar, em Pernambuco.

Nelson e Dulce tiveram 6 filhos: Nelson Filho, Anita Tenório, Irani Tenório, Tereza Tenório, Eliane Tenório e Ines Tenório.  

De volta à Alagoas, Nelson Tenório dedicou-se as atividades industriais e, depois, ao serviço público, sendo delegado do IAPC no estado e Delegado da Ordem Política e Social. Mais tarde, foi diretor da Secretaria de Educação e Procurador da Fazenda do Estado. Tomou posse, segundo despachos no D. O. em 07/09/1960, na Secretaria de Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Segurança Pública, permanecendo no cargo até 31/01/1961, no governo Muniz Falcão. 

Diretor-administrativo da Cooperativa de cana-de-açúcar do Estado de Alagoas. Presidiu o MOBRAL, em Maceió, e a Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar do estado. 

Foi também professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Autor do trabalho Mercado de Capital, além de outros sobre a agroindústria do açúcar.

Foi por mais de 20 anos Diretor da Usina Ouricuri, localizada em Atalaia, de propriedade de sua família. Em 1964, sob a presidência do Dr. Nelson Tenório de Oliveira, a Usina Ouricuri sofreu reformas em sua maquinaria chegando a produzir 265.000 sacas de açúcar, produção que em 1974 atingiu a 659.782 sacas.

Foi o primeiro atalaiense a ocupar o cargo de Senador Federal. Esse fato ocorreu na 41º Legislatura (1959-1963). Na eleição de outubro de 1958 foi suplente do candidato eleito Silvestre Péricles de Góis Monteiro, pelo Partido Social Trabalhista. 

Assumiu como senador por Alagoas durante o ano de 1962, já que o titular do mandato, Silvestre Péricles, se afastou para se dedicar integralmente a eleição para deputado federal, da qual foi derrotado. 

Anos mais tarde, seu primo, o empresário João Tenório, filho do Major Zé Tenório, também viria a assumir o cargo de senador como suplente. 

Aos 74 anos de idade, Nelson Tenório de Oliveira faleceu no dia 11 de maio de 1995, no município de Maceió.

Nelson Tenório ao lado de seu irmão Nestor Tenório.

* Com informações do livro ABC das Alagoas, site Wikipédia e arquivo familiar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias