Sexta, 19 de Abril de 2024
26°

Chuvas esparsas

Atalaia, AL

História Homenagem

Dra. Jesi Pereira Cardoso

Uma das primeiras mulheres atalaienses a se formar em Medicina.

31/08/2018 às 19h15 Atualizada em 01/09/2018 às 11h13
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Dra. Jesi Pereira Cardoso
Dra. Jesi Pereira Cardoso

A Dra. Jesi Pereira Cardoso foi, ao lado da Dra. Maria Theresa de Medeiros Pacheco, uma das primeiras mulheres atalaienses a se formar em medicina. Numaépoca em que esta profissão, como muitas outras, era reservada somente aoshomens, aliás não muito distante, Jesi resolve enfrentar as dificuldades e entra na Faculdade de Medicina de Maceió, com um único objetivo – servir.

Nascida em Atalaia a 16 de outubro de 1935, filha dos evangélicos batistas José Pereira da Silva (ZéPereira) e Antonia Cardoso Pereira (D. Maninha), desde cedo seguiu o exemplo dos pais no serviço da Igreja e do próximo. Aos 4 anos já revelava seu espírito apostólico. Inteligente, dotadade uma memória impar, decorava com facilidade poesias, cânticose monólogos que apresentava na Igreja. Batizou-se por decisão própria aos 10 anos de idade.

Caçula entre três irmãos, desde o batismo viviao Evangelho de São João, 3,16, servir ao Senhor por intermédio dosseus irmãos: “É assim que sabemos o que é o amor. Cristo deu avida por nós. Por isto nós devemos dar a nossa vida pelos nossosirmãos”.

Continua após a publicidade

Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Floriano Peixoto, em Atalaia, passando em seguida para o internato do Colégio Batista Alagoano, em Maceió, onde também estudou música.

Após frequentar os primeiros anos de medicina em Maceió,transferiu-se para Salvador onde concluiu o curso em 1963. Pelo seu desempenho em todos os empreendimentos, foi convidada pelo então Senador Arnon de Melo para ser líder política do seu partido, ao que ela recusou para se dedicar totalmente à medicina.

Instalou-se em Salvador-BA, em um bairro proletário, São Caetano, onde via maiores possibilidades de exercer o seu ministério.

Foi Diretora do Hospital Evangélico. É titular da Cadeira de Higiene e Puericultura do SeminárioBatista da Bahia. Foi médica do trabalho no pólo Petroquímico deCamaçari e pertence a SOBRAMES (Sociedade Brasileira de MédicosEscritores), chegando a ocupar a vice-presidência da Regional Bahia.

Casada, mãe de apenas uma filha, ao lado da medicina que ainda exerce com o mesmo ardor do inicio da carreira. Atualmente, com 79 anos de idade, Jesi Pereira Cardoso, continua a exercer com dedicação sua a profissão no Estado de São Paulo, tendo como especialidades clínica médica e pediatria.

Poetisa, emprega seu talento para evangelizar: “Obrigada Senhor/ porque tu me criaste / e com teu infinito amor me amaste”...

Texto Jessé de Morais Pereira – Atalaiense, residente da cidade de Maceió, é sobrinho de Jesi Pereira.
Adaptação do texto publicado em 1996, no Jornal Folha Atalaiense, da saudosa escritora Vandete Pacheco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias