Quarta, 24 de Abril de 2024
25°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Professora Celina Sampaio Ramos

Autora do Hino de Atalaia

31/08/2018 às 18h54 Atualizada em 29/07/2023 às 19h36
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Autoria do Hino de Atalaia.
Autoria do Hino de Atalaia.

Celina Sampaio Ramos é filha de José Antônio Ramos e Cacilda Sampaio Ramos.

Segundo Vandete Pacheco, em seu livro Atalaia, Último Reduto dos Palmarinos, ela era natural de Bom Conselho, Pernambuco, mas era residente e domiciliada na cidade de Atalaia, onde lecionou por muitos anos, ajudando a alfabetizar centenas de atalaienses.

Era parente do escritor e político alagoano Graciliano Ramos e tinha enorme orgulho disso.

Continua após a publicidade

A professora Celina Sampaio foi co-fundadorado Colégio Dr. João Carlos, que a princípio era denominado de Educandário Dom Ranulfo da Silva Farias. Foi junto com outra educadora, a Armênia Cerqueira de Albuquerque, a precursora do ensino particular no município de Atalaia.

No antigo Educandário Dom Ranulfo, no qual lecionou por muitos anos no Jardim Infantil, introduziu e ensaiou vários folguedos populares como coco de roda, quadrilhas e a encenação de peças teatrais, ajudando assim na manutenção das atividades culturais no município.

“Sempre foi uma pessoa alegre, extremamente ligada à família e sua fé nas pessoas era imensa. Vibrava com as conquistas e vitórias das famílias e amigos, fazendo delas a sua própria felicidade”, destacou a Dra Ângela Sampaio Costa ,sobrinha da homenageada.

Era solteira e não teve filhos, porém sempre teve um enorme amor e carinho pelos seus sobrinhos.

Católica fervorosa, organizou e preparou inúmeros grupos de crianças para primeira comunhão, fazendo lembranças personalizadas com sua caligrafia primorosa.

No ano de 1969 Atalaia já tinha completado 205 anos de sua autonomia política e administrativa, porém lhe faltava os símbolos municipais, como a bandeira e o hino que ajudassem a contar a sua história e proclamar o seu lendário passado bi-centenário. Com isso o prefeito da época, José Lopes Duarte (Zeca Lopes), abriu concurso público para a escolha dos símbolos municipais. Venceu o concurso do Hino de Atalaia, a letra de autoria da professora Celina Sampaio Ramos. Já a musica foi composta pelo maestro atalaiense Artur Martins da Silva, que era Capitão da Policia Militar.

Esse fato imortalizou sua participação na história recente do município.

Depois que saiu de Atalaia, foi residir na Vila Aparecida, município de Tanque D'Arca- AL, onde faleceu em sua residência em 17/12/1999. Foi sepultada no cemitério da referida Vila Aparecida.

Na noite do dia 13 de agosto de 2016, a Professora Celina Sampaio Ramos foi uma das homenageadas em memória com a Medalha de Mérito Dra. Maria Thereza de Medeiros Pacheco, concedida pela Associação Cultura Professora Maria Luiza (ASMALU), à personalidades atalaienses responsáveis pelo desenvolvimento sócio-cultural, empresarial, educacional, habitacional e jornalístico do município de Atalaia.


HINO DE ATALAIA
 
Letra : Celina Sampaio Ramos
 
Música: Artur Martins da Silva
 
 
Ó cidade feliz e orgulhosa
De Alagoas és lendária
Tens o rio Paraíba como adorno
És histórica e bi-centenária
 
Agraciada por campos floridos
Canaviais e verdejantes grotas
Altaneira viste erguer-se a igreja
De Nossa Senhora das Brotas
 
Estribilio:
 
Salve Atalaia, e seu povo varonil
Atalaia, és também bis
Pedaço do nosso Brasil
 
Tiveste o nome Arraial dos Palmares
Vila Real de Bragança
Sentinela que acompanha o progresso
Vigilante, com fé e esperança
 
Nesta homenagem que te prestamos
Desejamos aos filhos teus
Paz, alegria e prosperidade
Sob as bênçãos de Deus.
 
Salve Atalaia...

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias