Terça, 16 de Abril de 2024
28°

Tempo nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Dona Armênia Cerqueira de Albuquerque

Fundou em Atalaia um dos primeiros estabelecimentos particulares de ensino o Educandário Dom Ranunfo

31/08/2018 às 18h43 Atualizada em 29/01/2024 às 00h03
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Uma grande mestra merecedora de homenagens pela sua dedicação à Educação atalaiense.
Uma grande mestra merecedora de homenagens pela sua dedicação à Educação atalaiense.

Natural de Atalaia, Armênia Cerqueira de Albuquerque nasceu no dia 27 de julho de  1921. É neta do Barão José Miguel de Vasconcellos e de Dona Joana Saraiva de Albuquerque. Seu avô, foi durante vários anos Presidente do Senado Estadual, ocupando de 03 a 12 de julho de 1909 o cargo de Governador do Estado de Alagoas.

Filha do Dr. João Carlos de Albuquerque e de Dona Maria Amélia Cerqueira de Albuquerque. Seu pai foi um renomado médico atalaiense, que foi Prefeito de Atalaia e Deputado Estadual por várias Legislaturas.

Foi a 16ª Diretora do Grupo Escolar FlorianoPeixoto.

Continua após a publicidade

Uma grande mestra merecedora de homenagens pela sua dedicação à Educação atalaiense.

Fundou em Atalaia um dos primeiros estabelecimentos particulares de ensino o Educandário Dom Ranunfo da Silva Farias, que posteriormente veio a se chamar Colégio Dr. João Carlos. Muitos atalaienses de sucesso foram alunos do Colégio Dr. João Carlos.

“Seu amor pelo Colégio era tão evidente que literalmente morava dentro do Colégio”, palavras do presidente da ASMALU Dr. Ronaldo Bernardo, durante a solenidade que a homenageou com a entrega da medalha de Mérito Dra. MariaThereza de Medeiros Pacheco.

Durante o segundo mandato do Ex-Prefeito Chico Vigário, D. Armênia foi homenageada tendo seu nome colocado no prédio da Biblioteca da Indústria do Conhecimento SESI, localizado na Praça do mapa.

"Uma grande mulher, a qual torna-nos impotentes, em traduzir em palavras um pouco da vida pessoal e profissional que foi a querida e inesquecível "Dona Armênia".

Os que a conheciam e que puderam desfrutar de suaagradabilíssima companhia, certamente, lhe atribuiria o sinônimo chamado bondade. Pois, em relatos unânimes é feito um histórico saudoso, singelo e marcante de tudo o quanto foi e de tudo quanto dez em prol dos que de ti precisavam.

Seja na vida pessoal ou profissional, dedicava-se de forma exemplar, doando-se ao máximo e alegrando-se com os inúmeros sonhos que, pela contribuição da mesma, foi possível se chegar à realidade, pautando cada degrau de suas conquistas, pela ética, respeito, amor ao próximo e honestidade.

Certamente, seu empenho, carisma e humildade, lhes conferem um reconhecimento impar no âmbito educacional de Atalaia e entre toda sociedade que teve, tem e terá oportunidades de ouvir relatos e histórias do exemplo, determinação, garra e coragem de quem não apenas teve sonho, mas, de quem sonhou eacreditou que sonhos são possíveis de se realizar, tal como a feliz concretização do Colégio Dr. João Carlos". Texto retirado de homenagem feita pelo Centro Educacional O Pequeno Príncipe.

Dona Armênia faleceu no dia 07 de janeiro de 2015.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias