Terça, 16 de Abril de 2024
28°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Cidade Agricultura Familiar

Consultoria do Sebrae destaca o potencial da Agricultura Familiar de Atalaia em participar da chamada pública da merenda escolar

Reunião de encerramento aconteceu na manhã desta sexta-feira (23).

23/08/2019 às 20h19
Por: Phablo Monteiro Fonte: ASCOM Atalaia. Fotos: Alberto Vicente
Compartilhe:
Encerramento da consultoria de compras públicas para o PNAE.
Encerramento da consultoria de compras públicas para o PNAE.

Na manhã dessa sexta-feira (23), no gabinete do Prefeito de Atalaia, aconteceu a reunião de encerramento da consultoria de compras públicas para o PNAE. O objetivo da mesma é fortalecer o poder de compra local através da Agricultura Familiar. 

Na oportunidade, foram apresentados os resultados do trabalho de pesquisa e estudos, visando uma maior participação de Agricultores Atalaiense na chamada pública prevista para Setembro.

Ampliar a compra de produtos da Agricultura Familiar resultará ao município importantes vantagens, a exemplo do combate à pobreza rural, a garantia da segurança alimentar e nutricional, geração de emprego e renda, respeito a cultural e tradições locais, controle social e circulação de dinheiro no comércio da cidade. 

Continua após a publicidade

Participaram da reunião a analista de Políticas Públicas do Sebrae-AL Tatiana Eigler, a consultora Rúbia Barbalho, a Cooperouricuri representada por Maurício Silva, a Associação de Boa Fé representada por Maurício Tenório, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Neilton Paz, o secretário de Agricultura Geraldo Valdevino, o secretário de Educação Anílson Júnior, o secretário de Infraestrutura João Eudes, a nutricionista Marcela Soriano, representando a Licitações Larissa Omena, representando o setor de Compras Lucas Morais, o agente de Desenvolvimento e Casa do Empreendedor André Vigário e o prefeito Chico Vigário.

O prefeito Chico Vigário se mostrou bastante entusiasmado com a união de força e o trabalho desenvolvido em equipe para que possa conseguir o objetivo e alcançar metas.

Para o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Valdevino, o município vem buscando fortalecer a Agricultura Familiar. “O nosso forte é a agricultura e sempre foi. Devemos incentivar que os nossos agricultores tenham condições de participar das compras públicas do PAA e PNAE. Consequentemente, com o fortalecimento da nossa agricultura local, teremos também o fortalecimento do nosso comércio ”.

Para o agente de Desenvolvimento André Vigário, a expectativa é que se tenha um aumento no número de atalaienses participando da próxima chamada pública do PNAE. 

“Foi um momento muito importante nas ações do Programa Cidade Empreendedora e estamos na expectativa do aumento no número dos participantes atalaienses na chamada pública do PNAE. o Município deve avançar nesse segmento que é a grande fonte de emprego e renda, fortalecendo o Empreendedorismo local”, destaca André Vigário, comentando ainda que o município espera ampliar o cardápio da merenda escolar com produtos da Agricultura Familiar de Atalaia.

São produtos que compõe o cardápio da alimentação escolar e são adquiridos no próprio município: laranja, abacaxi, banana, maça, batata doce, inhame, macaxeira, coentro, laranja pera e tomate. 

São produtos que compõe o cardápio da alimentação escolar e são adquiridos em outros municípios: tangerina, banana comprida, cenoura, pimentão, batata inglesa, cebola e polpas de acerola, caju, goiaba, abacaxi e manga.

O município trabalha também para inserir na merenda escolar a goma de tapioca, que é produzida na cidade de Atalaia, mas precisamente na Casa de Farinha do Assentamento Boa-Fé.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias