Sexta, 29 de Março de 2024
27°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

Destaques Destaque

Atalaia marca presença na ECOS 2018, em Portugal, com artigos apresentados pelo Professor Lesso

Professor Lesso é doutor em Engenharia Mecânica na área de Termofluido (energia)

04/07/2018 às 22h00 Atualizada em 10/08/2018 às 14h59
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Professor Lesso em Portgual
Professor Lesso em Portgual

Mais uma vez a cidade de Atalaia esteve presente nas discussões de temas importantes para o mundo. É que a exemplo do que ocorreu em 2015, o atalaiense Professor Lesso Benedito dos Santos, doutor em Engenharia Mecânica na área de Termofluido (energia), participou como pesquisador da ECOS 2018, uma Conferência Internacional realizada anualmente, que este ano aconteceu entre os dia 17 e 22 de junho, no Palácio de Vila Flor, localizado em Guimarães, a primeira capital de Portugal.

A 31ª Conferência Internacional sobre Eficiência, Custo, Otimização, Simulação e Impacto Ambiental dos Sistemas de Energia, foi uma grande oportunidade para os pesquisadores participantes de 40 países diferentes, disseminarem seus conhecimentos técnicos e científicos, interagindo e criando uma rede com colegas de todo o mundo. Focada nos fundamentos da análise termodinâmica, econômica e ambiental de todas as formas de conversão de energia, a ECOS 2018 resultou em importantes contribuições em vários temas, a exemplo da Termodinâmica básica e aplicada, Transferência de calor e massa, Células de combustível, Energia renovável - solar, eólica, hidráulica e etc, Armazenamento de energia, Biomassa e biocombustíveis, Uso de energia industrial, Política e planejamento de energia, entre vários outros tópicos.

Para o professor Lesso, que é pré-candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), participar novamente deste grande evento foi motivo de orgulho. “É motivo de orgulho participar de uma Conferência Internacional sobre eficiências de sistemas de energias, onde estavam presentes cientistas de vários países do mundo. O meu maior orgulho foi representar a minha cidade Atalaia, a minha instituição IFAL e meu País Brasil. Minha contribuição foi dada com dois trabalhos científicos apresentados na Conferencia, sobre o tema Biodiesel”, comentou.

Continua após a publicidade

“Atalaia reúne condições de ser uma cidade produtora de óleo vegetal e Biodiesel, promovendo assim uma saída gradual da dependência da cana de açúcar”, destaca o Professor e Doutor Lesso.

Acompanhado dos pesquisadores Márcio Andrade Rocha (IFBA – Jequié/BRASIL), Jorge J. G., Martins (Universidade do Minho/PORTUGAL), Luis A. S. B. Martins (Universidade do Minho/PORTUGAL), Francisco P. Brito (Universidade do Minho/PORTUGAL), Carlos A. C. dos Santos (UFPB – João Pessoa/BRASIL), Professor Lesso (IFAL/Alagoas), apresentou seu primeiro artigo cientifico na manhã de terça-feira, dia 19 de junho. O artigo tem como título: Exploratory research analysis on emissions generated in internal combustion engines (Análise exploratória de pesquisas sobre emissões geradas em Motores de combustão interna).

Já na quarta-feira, dia 20 de junho, Professor Lesso apresentou seu segundo artigo científico com o tema: Evolutionary study of the use of Biodiesel and its socio-economic-environmental impact (Estudo evolutivo do uso do Biodiesel e de seus impactos socio-econômico e ambiental). O trabalho também contou com a participação dos mesmos pesquisadores que lhe acompanharam no primeiro artigo apresentado.

Além da apresentação dos dois artigos científicos, Professor Lesso teve a oportunidade de visitar a magnífica cidade de origem medieval, uma das mais bonitas do norte de Portgual e que é conhecida por ser o berço da nação portuguesa. Pôde admirar o bem preservado Bairro Histórico de Guimarães, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial desde 2001, sede da Capital Européia da Cultura em 2012 e que está empenhada em receber o rótulo de Cidade Verde Européia para 2020.

A primeira participação de Professor Lesso nesta Conferência Internacional, ocorreu na ECOS 2015, realizada na cidade de Pau, na França. Na oportunidade, apresentou o artigo cientifico com o título: Behavior Of Combustion Gases Generated By An Internal Combustion Engine Using Diesel And Biodiesel (Analise dos Gases de Combustão Gerados Por Um Motor De Combustão Interna Usando Diesel e Biodiesel). Contou com a participação dos pesquisadores Antônio Wilton Cavalcante (IFCE / Fortaleza) e Ledson Pedro e Santos (UFPB / João Pessoa).

Além de suas duas participações na ECOS, Professor Lesso também já publicou e apresentou trabalhos científicos na cidade de Tarragona, Espanha, em 2015 e na cidade de Coimbra, Portugal, em 2016.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias