E-mail

atalaiapop@hotmail.com

WhatsApp

82 9 9131 8010

Câmara Municipal de Atalaia
Júnior Vigário
Prefeitura Municipal de Atalaia
Semana Sociocultural
MST doa mais de três toneladas de alimentos em Atalaia
Programação da Semana Sociocultural contou com uma série de atividades no Povoado Ouricuri, na Zona da Mata de Alagoas, organizada pelo MST na região.
06/05/2019 21h14Atualizado há 1 semana
Por: Phablo Monteiro
Fonte: Por Gustavo Marinho - Da Página do MST
559
A comunidade recebeu a doação direto das mãos dos trabalhadores Sem Terra. Foto: Gustavo Marinho
A comunidade recebeu a doação direto das mãos dos trabalhadores Sem Terra. Foto: Gustavo Marinho

Macaxeira, melancia, abacaxi, batata, feijão, banana... Uma diversidade da produção dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária no município de Atalaia foi doada no último sábado (04) aos moradores e moradoras do Povoado Ouricuri, na Zona Rural do município. Ao todo, três toneladas e meia foi disponibilizada na ação de solidariedade do MST com o povoado.

Localizado onde antes funcionava a Usina Ouricuri, que abriu falência há mais duas décadas, o povoado é formado, em sua maioria, por ex-funcionários da antiga Usina e que hoje tem em volta uma série de áreas da Reforma Agrária que produzem uma diversos alimentos saudáveis, onde antes era apenas concentrada a cana-de-açúcar.

“Essa é uma ação muito simbólica para nós, assentados e acampados da Reforma Agrária na região. Desde que o MST chegou no município de Atalaia, há 22 anos, partilhamos com o povoado as nossas lutas e nossas conquistas”, explicou Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

Débora, que também é assentada em Atalaia, reforçou a ação de solidariedade como resultado da luta dos Sem Terra. “Se hoje temos aqui a nossa produção para partilhar com o Povoado Ouricuri é consequência das lutas e ocupações de terra que centenas de homens e mulheres tiveram que fazer para transformar um pouco da realidade de Atalaia e dessa região”.

“Aqui antes só se via cana-de-açúcar e agora, mais uma vez, trazemos a materialidade do que queremos para o campo: produção de alimentos saudáveis. Essa é apenas uma demonstração da fartura que temos produzido cotidianamente em nossas áreas de Reforma Agrária, diferente do que alguns têm dito de que essa região não tem perspectiva ou de que perdeu seu potencial na agricultura”, comentou Nunes.

Com músicas e palavras de ordem, a comunidade recebeu a doação direto das mãos dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra do município. A partilha da tonelada de produção levou para cada casa do Povoado um pouco da resistência, organização e luta dos camponeses na região.

A Semana Sociocultural

A ação de solidariedade de doação de alimentos compôs a programação da 3ª Semana Sociocultural da Reforma Agrária, organizada pelo MST no Povoado Ouricuri. Ao todo foram quatro dias de atividades na comunidade envolvendo todos os moradores, assentados e acampados da região.

Desde atividades de revitalização dos espaços coletivos do Povoado, como a quadra de esportes, campo e clube – abandonados pelo Poder Público há anos, mutirões de saúde, oficinas, noites de cinema, torneio de futebol, atividades infantis, bingo, show... A Semana Sociocultural reuniu centenas de pessoas todos os dias no Povoado nas mais diversas iniciativas do MST.

De acordo com Ermany Dornelles, assentado do município de Atalaia, a Semana em sua terceira edição reafirma a aliança do Povoado com o Movimento. “Em momentos como esses que consolidamos nossa disposição coletiva de defender e lutar pelas melhorias do nosso território. Seja no incentivo ao esporte, a cultura, acesso à saúde, enfim, esses dias demonstraram que temos que seguir juntos e juntas celebrando o que já conquistamos e nos organizando para as conquistas que ainda queremos alcançar”.

Desde que o MST chegou na região os moradores do Povoado puderam ver uma série de conquistas para a comunidade, a exemplo da construção da pista que dá acesso à Atalaia e da construção da Ciranda Infantil que atende as crianças.

“Queremos que mais momentos coletivos como esse possam ser cotidianos aqui na comunidade, envolvendo todos aqueles e aquelas que estão cansados de verem que o Povoado só é notado pelas autoridades em períodos eleitorais”, comentou Dornelles.

  • MST doa mais de três toneladas de alimentos em Atalaia
  • MST doa mais de três toneladas de alimentos em Atalaia
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Atalaia - AL
Atualizado às 03h18
22°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
22°

Sensação

9.8 km/h

Vento

91.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
O Melhor Conteúdo da Cida
Professor Lesso
Rede OrtoEstética
Escolinha Santo Amaro
Atalaia Premoldados
Vereador Quinho do Portão
Vereadora Maria da Comesa
Vereador Toni Barros 2
Vereador Marivaldo Souza
Últimas notícias
Vereadora Neide Miranda
Centro Educacional O Pequeno Príncipe - CEPP
Mais lidas
WebFiber - Internet Banda Larga
Clínica Himagem
Jal Gomes Fotografias
Loja Império
Ele1 - Criar site de notícias