Terça, 23 de Abril de 2024
25°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

Cidade Criança Feliz

Atalaia sedia encontro da SEADES voltado para os Supervisores e Visitadores do Programa Criança Feliz da região Serrana dos Quilombos

Prefeito Chico Vigário prestigiou o evento e parabenizou a todos pelo desenvolvimento deste importante Programa.

22/11/2018 às 23h05 Atualizada em 22/11/2018 às 23h27
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Evento foi realizado no Centro Recreativo Aloisio Chulapa, no bairro José Paulino.
Evento foi realizado no Centro Recreativo Aloisio Chulapa, no bairro José Paulino.

Realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADES, o município de Atalaia sediou na manhã e tarde desta quinta-feira (22), a Oficina Regionalizada Primeira Infância no SUAS. O evento aconteceu no Centro Recreativo Aloísio Chulapa, no bairro José Paulino e contou com a participação de Supervisores e Visitadores do Programa Criança Feliz dos municípios que fazem parte da região Serrana dos Quilombos.

Na oportunidade, os representantes do Programa Criança Feliz nas cidades de Atalaia, Capela, Cajueiro, Murici, Palmeiras dos Índios, São Miguel dos Campos, Flexeiras, União dos Palmares, São José da Laje e Santana do Mundaú puderam acompanhar palestras e trocar experiências e conhecimentos adquiridos nos meses de execução do Programa. O evento também proporcionou aos visitantes aprenderem a confeccionar brinquedos lúdicos que podem ser utilizados no trabalho desenvolvido com as famílias.

O evento contou ainda com as presenças do prefeito Chico Vigário, da primeira-dama Rosiane Vigário, da secretária municipal de Assistência Social de Atalaia Crislannie Medeiros, da coordenadora da SEMAS em Atalaia Ana Valessa, do secretário municipal de esportes Aloísio Chulapa, de representantes da SEADES, entre outros.

Continua após a publicidade

O Programa Criança Feliz foi sancionado pelo Presidente da República, Michel Temer, em outubro de 2016, mas foi implantado na cidade de Atalaia em setembro de 2018. Presente em praticamente todas as regiões do município, atende a 150 famílias atalaienses em vulnerabilidade social e que fazem parte do CadÚnico, estando assim enquadradas no perfil estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social - MDS. Cinco Visitadoras estão responsáveis por 30 famílias cada.

O Programa consiste em visitas domiciliares semanais, promovidas por Visitadores da área de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia. Nessas visitas, serão feitas avaliações das relações dos pais ou dos cuidadores com as crianças. São trabalhados os estímulos, análises do desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. Na oportunidade fazem um trabalho de produção de brinquedos artesanais com a participação da criança e do responsável. O acompanhamento irá potencializar os serviços de proteção e atendimento integral à família e os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, já existentes nos CRAS.

“Apesar do pouco tempo do projeto em Atalaia, já começamos a ver resultados muito positivos. Na reunião que recentemente tivemos com os pais, notamos a repercussão muito boa, onde as mães que participaram começaram a falar da evolução da relação da criança e ela. O laço efetivo melhorou bastante”, destacou a coordenadora da SEMAS em Atalaia, Ana Valessa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias