Quinta, 25 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Atalaia, AL

Destaques Casa do Empreendedor

Agente de Desenvolvimento de Atalaia conhece projetos de sucesso em cidades do Rio de Janeiro

Na oportunidade, André Vigário visitou as cidades fluminenses de Cantagalo, de Macuco e de Nova Friburgo.

26/10/2018 às 01h32 Atualizada em 11/11/2018 às 12h37
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Agentes de Desenvolvimento de Alagoas participaram da caravana coordenada pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico do SEBRAE/RJ.
Agentes de Desenvolvimento de Alagoas participaram da caravana coordenada pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico do SEBRAE/RJ.

Atalaia foi um dos municípios alagoanos a enviar representante na caravana coordenada pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico do SEBRAE/RJ, que entre os dias 23, 24 e 25 de outubro, realizou visitas técnicas as cidades fluminenses de Cantagalo, de Macuco e de Nova Friburgo, que fazem parte de uma região onde a decadência do café impulsionou a comunidade local a buscar alternativas de empreendedorismos, com foco no Microempreendedor Individual (MEI).

A visita técnica teve o objetivo de conhecer mais detalhadamente as práticas de desenvolvimento empregadas por estas localidades, de modo a contribuir para o aprimoramento das Políticas Públicas e de Desenvolvimento local, através do levantamento de elementos que possam servir de subsídios para potencializar as ações nas cidades alagoanas.

Na oportunidade, André Vigário, agente de desenvolvimento (AD) do município de Atalaia e os demais ADs alagoanos, visitaram no primeiro dia a cidade de Cantagalo, onde conheceram detalhes sobre o Projeto Cantagalo Compra de Cantagalo, onde o Poder Público Municipal incentiva a compra no comércio local. “Conhecemos a historia de sucesso da empresa Almek, localizada em um Distrito da cidade, que tem um projeto de turismo local, denominado Caminhos do Imperador. Tem um Museu dentro da loja”, destacou André Vigário.

Continua após a publicidade

No segundo dia, foi a vez da caravana visitar a cidade de Macuco, que vem trabalhando para incentivar os empreendedores locais, no que diz respeito a novo layout da Sala do Empreendedor, carro exclusivo para atendimento ao MEI, editais exclusivos nas licitações, autorização para usar o CCMEI como Alvará definitivo, cartão ID e cursos de capacitação. Também conheceram os resultados que o município tem alcançado com o projeto Macuco Empreende e Incentiva.

Recepcionados pelo SEBRAE/RJ, os agentes conheceram dezenas de boas práticas do projeto Macuco Empreende e Incentiva, que resultam no desenvolvimento local e são referências para o estado do Rio de Janeiro. Macuco conta com grandes parcerias, apoio ao pequeno negócio e projetos de sucesso na área do turismo, cultura, gastronomia, agricultura familiar, agroindústrias, artesanato, educação empreendedora, cooperativista, entre outros.

No último dia de visitas, a caravana esteve na cidade de Nova Friburgo, onde os alagoanos conheceram a Associação Comercial e toda a estrutura da Sala do Empreendedor local.

“A missão foi bastante proveitosa, onde observamos o desenvolvimento de uma região que visualizou no empreendedorismo, a alternativa para vencer a crise que assola o país. A união do Poder Público e da população local em busca da geração de emprego e renda, foi a solução para o fortalecimento da economia regional, através de uma rede de Agentes de Desenvolvimento local”, destacou André Vigário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias