Quinta, 25 de Abril de 2024
24°

Tempo limpo

Atalaia, AL

Destaques Luto

Sessão da Câmara de Atalaia é marcada por homenagens ao ex-prefeito Zé do Pedrinho

Zé do Pedrinho faleceu no último dia 30 de maio

07/06/2018 às 09h44 Atualizada em 10/08/2018 às 20h44
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Um minuto de silêncio.
Um minuto de silêncio.

A última sessão ordinária da Câmara de Vereadores do município de Atalaia, realizada na manhã desta terça-feira (05), foi marcada por homenagens ao ex-prefeito José Lopes de Albuquerque, o Zé do Pedrinho, falecido no último dia 30 de maio. Zé do Pedrinho foi prefeito de Atalaia por três mandatos, de 1983 a 1988, de 2001 a 2004 e de setembro de 2014 a 2016.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Alexandre Tenório, solicitou um minuto de silencio em memória do ex-prefeito. Logo em seguida, pediu uma Moção de Pesar, assinada por todos os vereadores, para a família enlutada. Vários vereadores aproveitaram o uso da palavra na Tribuna, para prestar homenagens.

Para a vereadora Camyla Brasil, a morte do ex-prefeito pegou a todos de surpresa. “Eu que nesta última eleição acompanhei o grupo do Zé Pedrinho, nós víamos a vitalidade daquela pessoa. Sabia que ele tinha já uma idade avançada, mas a vitalidade dele, à disposição, por muitas vezes em alguma caminhada se eu não botasse para dar uma carreirinha, eu ficava para trás. Então, nos pegou de surpresa aqui. Não sabíamos que ele já vinha internado alguns dias, então foi bem de surpresa mesmo que recebemos a notícia da morte do senhor Zé do Pedrinho. Deixo aqui o meu registro, do meu pesar à família toda em nome da ex-vereadora Marta Albuquerque e a todos os correligionários e amigos do Zé do Pedrinho”.

Continua após a publicidade

O vereador Ricardo Calheiros destacou a importância de Zé do Pedrinho para o inicio de sua trajetória política. “Prefeito que eu trabalhei com ele muito tempo, tanto como eleitor e como vereador. É uma perda muito grande para nossa cidade. Foi a pessoa que eu comecei a trabalhar e entrei na vida política. Aprendi a respeitar, a admirar. Então, foi uma perda muito grande para nossa cidade. Quero deixar aqui meu pesar mais uma vez”.

Já o vereador Marivaldo Souza reforçou seu sentimento de pesar à família e lembrou que até pouco tempo atrás tinham a parceria na Casa, da vereadora Marta Albuquerque. “Me tornei político através daquela pessoa. Um homem de bem, meu amigo pessoal e tenho a certeza que toda Atalaia perdeu um grande político. Com certeza Deus irá botar ele num bom lugar. Direcionar essa Moção de Pesar para toda a família dele. Tivemos aqui a nossa colega, ex-vereadora por dois mandatos, a Marta Albuquerque”.

A vereadora Dra. Neide Miranda reservou grande parte de seu discurso para lembrar algumas das ações que marcaram Zé do Pedrinho como um político de destaque em Atalaia. “Fiquei muito triste. Zé do Pedrinho foi três vezes prefeito dessa cidade e tive a felicidade de duas vezes estar junto com ele. Nessa última campanha, do 45, eu fui eleita e sempre conversava com ele, onde ele era muito sincero comigo, onde tratou muito bem a minha filha Renata, onde deu condições para ela trabalhar e mostrar um trabalho excelente. Zé do Pedrinho deu uma contribuição muito grande por essa cidade, para o engrandecimento dessa cidade, onde trouxe o Hospital João Lyra Filho, que foi aberto naquela época da cheia já com prefeito Chico Vigário, mas que a construção foi do Zé do Pedrinho. Onde também construiu o maior colégio de Atalaia, o Antônio Amâncio. Construiu a praça Thomaz Nonô situada lá no bairro José Paulino. Deu uma revitalizada no bairro Zé Paulino, com calçamento da Rua das Canas e aquela Rua Principal, onde ele fez o calçamento. Após o mandato de Sebastião Batalha, ele colocou a iluminação lá no Jagatá. O Batalha entregou as casas, mas não tinha nenhuma iluminação e Zé do Pedrinho foi lá e colocou iluminação naquele conjunto, dando condições de vida mais aquele pessoal que ali reside”, destacou.

“Então, é um legado que ele deixou para essa terra. Teve oito mil votos nesta última eleição. É pai da nossa colega Marta Albuquerque, que teve duas Legislaturas. Ele marcou, ele deixou a sua história, marcou a história de Atalaia. Zé do Pedrinho realmente merece todo o meu respeito e o nosso respeito dessa Câmara, pelo seu trabalho, pela sua dignidade, pelo homem público que foi. A toda família do Zé do Pedrinho, o meu respeito e os meus sinceros sentimentos de pesar pela sua partida”, concluiu a vereadora Dra. Neide Miranda.

A missa de sétimo dia em memória do ex-prefeito, foi realizada também nesta última terça-feira, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Atalaia e contou com um grande número de familiares, amigos e correligionários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias