O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Klever Loureiro, inaugurou nesta segunda-feira (9), as novas sedes do 1º e 3º Juizados Especiais Cíveis da Capital, no Maceió Shopping.
A sede do 3º JEC recebeu como forma de homenagem, o nome do saudoso e renomado juiz Oduvaldo Persiano, falecido em março de 2020, vitima de um infarto.
Sua jurisdição abrange Ponta Grossa, Pontal da Barra, Vergel do Lago, Trapiche da Barra e Poço. O local possui acessibilidade, espaço para conciliação e salas para a Ordem dos Advogados, Defensoria Pública e Ministério Público.
Homenageado
Natural de Viçosa, de uma família de 12 irmãos (entre eles minha amada e saudosa avó Corine Persiano), Oduvaldo Persiano foi vereador em Major Izidoro e Flexeiras.
Jornalista na década de 60, Oduvaldo Persiano foi um dos mais conceituados advogados criminalista em Alagoas. Ascendeu a magistratura alagoana percorrendo várias comarcas do Estado. Em sua carreira chegou ao topo, como desembargador substituto, quando se aposentou na década de 90.
Tinha o gosto pela literatura. Era escritor e poeta. Costumava reunir-se com amigos em grupos literários.
Pai do juiz Sérgio Persiano, que exerceu a magistratura em Atalaia entre os anos de 1997 a 2004, Oduvaldo fez história como um dos principais conhecedores do direito penal em Alagoas.