Sexta, 19 de Abril de 2024
26°

Chuvas esparsas

Atalaia, AL

Saúde Outubro Rosa

Secretaria de Saúde mobiliza população atalaiense e promove ações no Dia D do Outubro Rosa

Só neste mês de outubro foram realizados mais de 300 exames de mamografias.

31/10/2019 às 17h33 Atualizada em 31/10/2019 às 18h07
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Dia D da campanha Outubro Rosa em Atalaia.
Dia D da campanha Outubro Rosa em Atalaia.

A Prefeitura Municipal de Atalaia, através de sua Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (31), o Dia D da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo mostrar a toda a sociedade, principalmente as mulheres, a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A ação teve inicio na Praça do Trevo, onde mulheres, homens e crianças vestidos de rosa, participaram de um aulão de Zumba com o professor Fabrício Guimarães e depois seguiram em uma caminhada pela principal avenida da cidade. O evento contou ainda com a participação especial de Paty Maionese, que com seu humor e estilo nada discreto, levou alegria e animação a todos que participaram da mobilização.

Já na Praça Major Cícero de Góis Monteiro, tendas foram montadas para que as equipes das Unidades Básicas de Saúde do município pudessem atender a população com testes rápidos, vacinas, aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e muita orientação sobre o objetivo da campanha.

Continua após a publicidade

Participando ativamente de cada ação do Dia D, a secretária municipal de Saúde, Rosangela Maria destacou que é importante que a população se conscientize que a prevenção é o melhor caminho.

“Transmitimos aqui a mensagem, principalmente para as mulheres, de que elas não precisam esperar só o outubro para cuidar de sua saúde. A mulher precisa cuidar da sua saúde todos os dias. Mas, nesse mês intensificamos a questão do câncer de mama e nós estamos realizando um trabalho de rastreamento do câncer de mama, onde levamos várias mulheres acima de 45 anos para Maceió e, se em seu exame observarmos que teve alguma necessidade para ultrassom, imediatamente estamos marcando a ultrassonografia e posteriormente o mastologista. Essas mulheres já estão saindo com todos os procedimentos indicados. Nós estamos cuidando delas e esperamos que elas se cuidem também”, destacou.

A secretária destaca ainda que deste o final de setembro que a gestão municipal vem aderindo a Campanha do Outubro Rosa, mobilizando todas as Unidades de Saúde. “Todos os Postos de Saúde fizeram as suas ações de forma isolada. Já aquelas Unidades que tem uma demanda maior, realizamos mutirão, contando com o apoio de outras equipes. Só neste mês de outubro a cidade de Atalaia chegou a fazer mais de 300 mamografias e mais de mil testes rápidos. Aguardamos terminar a ação de hoje para termos um número real de procedimentos que foram ofertados”, conclui a secretária Rosangela Maria.

O prefeito Chico Vigário que sempre incentiva e acompanha as ações de promoção à Saúde, fez questão de marcar presença ao lado da primeira-dama Rosiane Vigário, prestigiando e parabenizando a mobilização em torno desta importante campanha.

O evento também contou com a presença de secretários municipais, do vereador Marcos Rebollo, do Grupo da Melhor Idade do CRAS, da Guarda Municipal, da coordenadora da Atenção Básica Cledja Soares, das equipes das Unidades Básicas de Saúde do município e demais funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias