Quinta, 25 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Atalaia, AL

Saúde UBS dos Altos

Chico Vigário e Arthur Lira inauguram nova e moderna UBS dos Altos

Solenidade contou com a presença do ex-senador Benedito de Lira. UBS vai atender o Alto do João Miranda, Alto do Cruzeiro e Mirante.

19/10/2019 às 12h11 Atualizada em 19/10/2019 às 21h24
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: ASCOM Atalaia / Alberto Vicente
Compartilhe:
Solenidade de inauguração da nova UBS dos Altos. Foto: Alberto Vicente.
Solenidade de inauguração da nova UBS dos Altos. Foto: Alberto Vicente.

Na data em que é comemorado o Dia do Médico, a Prefeitura Municipal de Atalaia, através de sua Secretaria de Saúde, inaugurou na tarde e noite desta última sexta-feira (18), uma nova e moderna Unidade Básica de Saúde que vai atender com muito mais qualidade as comunidades do Alto do Cruzeiro, Alto do João Miranda e Mirante. A nova Unidade Básica de Saúde recebeu o nome José Emanuel Vieira Gomes e está localizada no Mirante de Atalaia.

Essa nova UBS, conseguida através de Emenda Parlamentar do deputado federal Arthur Lira (PP), conta com melhores e maiores instalações, de acordo com o novo padrão exigido pelo Ministério da Saúde e substitui a pequena Unidade que ficava localizada às margens da BR 316.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Chico Vigário, primeira-dama Rosiane Vigário, ex-senador Benedito de Lira, deputado federal Arthur Lira, presidente nacional da CBTU José Marques de Lima, o presidente da Câmara vereador Alexandre Tenório e demais vereadores, padre José Alex, pastor Clodoado de Melo, secretária de Saúde Rosangela Maria e demais secretários, a diretora da UBS Rubenita Horácio, coordenadora de Atenção Básica Cledja Soares, familiares do homenageado e população presentes.

Continua após a publicidade

Para o prefeito Chico Vigário, é um momento de avanço para a Saúde do município. “Parabenizar a família do homenageado. Parabenizar a nossa Câmara de Vereadores, pois temos uma grande Câmara que reivindica o que a população precisa. A entrega dessa Unidade é de grande importância para todos. Tenho certeza que Atalaia será ainda mais assistida, o Arthur Lira vai nos ajudar muito mais, pois nossa cidade precisa de muito ainda. Estou satisfeito, estou feliz e não tenho que provar mais a ninguém que sou prefeito de Atalaia. Agradeço a Deus por nos dar forças e saúde para continuar nesta luta, para continuar trabalhando por Atalaia”, destacou o prefeito, que após seu discurso entregou uma placa de agradecimento ao deputado federal Arthur Lira.

Representando a família do homenageado, Nailza Moares agradeceu a homenagem. “Nós sonhamos e Deus nos presenteou com o José, onde tivemos a oportunidade de conviver com ele um ano e nove meses. Uma criança alegre. Uma criança saudável e que por um simples tombo nos deixou. Foi uma perda recente e a gente não consegue esquecer. Mas, não poderia deixar de dizer que apesar da dor e da saudade, o Senhor nos presenteou com o melhor presente do mundo. Gostaria de agradecer ao vereador Alexandre Tenório que fez essa Indicação, você tem nosso carinho e respeito. A família é grata ao prefeito Chico Vigário por esta homenagem. Nada paga esse respeito e consideração que você teve com a nossa família. Gostaria de pedir aos funcionários e aos usuários, como moradora da região, que conservem essa Unidade, pois ela é nossa, vamos preservar esse patrimônio”, lembrou emocionada a tia do homenageado.

Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Tenório, destacou a merecida homenagem. “A idéia de fazer a Indicação para homenagear o menino José, ela partiu do Padre José Alex. Pois, foi um caso que chocou toda a comunidade atalaiense, pela idade e pela forma repentina. Esse abraço que a família deu no vereador Alexandre Tenório, quero compartilhar com os outros doze vereadores da Câmara Municipal, que aprovaram a Indicação. O prefeito Chico Vigário, em um ato de humanidade, sancionou, abraçou a idéia e queira Deus que o nome do José se eternize nesta terra”, comentou o presidente.

Para a secretária Municipal de Saúde de Atalaia Rosângela Maria, essa inauguração reafirma o compromisso da gestão com a melhoria da Saúde no município. “Gratidão é a palavra chave desse momento. Muito obrigado prefeito Chico Vigário por ser esse gestor comprometido e por sempre estar lutando e buscando recursos para a Saúde. O presente hoje quem está ganhando é a população e estamos com uma Unidade equipada, onde vamos conseguir ofertar um serviço com dignidade. E, nada melhor do que nós funcionários trabalharem em um local digno. Foi com o apoio do deputado federal Arthur Lira que conseguimos e, hoje, cada dia mais, estamos melhorando a Saúde do nosso município”, destacou a secretária.

Cumprimentando a família do homenageado e as autoridades presentes, o ex-senador Benedito de Lira, destacou a importância dessa nova UBS para o município. “O deputado Arthur Lira, meu filho, foi o condutor dos recursos para que essa Unidade de Saúde pudesse estar sendo entregue hoje a população. Muitas vezes chegávamos nos municípios e as UBSs funcionavam numa casinha, sem as menores condições e hoje o prefeito Chico entrega essa Unidade Básica que tem cara e característica de Hospital de gente rica, mas que é para atende a população mais carente do município de Atalaia. Tenho um carinho especial por Atalaia, pois sempre nos meus mandatos eletivos, procurei ajudar o município de Atalaia, trazendo recursos para importantes obras para essa cidade”, destaca Biu de Lira.

Autor da Emenda que possibilitou a construção dessa UBS e responsável pela rubrica no Orçamento da União, enquanto presidente da Comissão de Orçamento, que garantiu o aumento da alocação de recursos para custeio da Saúde em todos os municípios brasileiros, o deputado Arthur Lira destacou o desenvolvimento de Atalaia, apesar de todas as dificuldades que o município passou com o fechamento das industrias e diminuição pupulacional.

“Parabéns a família do homenageado. Uma homenagem justa dos meus amigos da Câmara de Vereadores de Atalaia. Atalaia que segue em frente com uma classe política firme, com vereadores combatíveis na Câmara, com um prefeito da terra, um cara simples, que é amigo dos amigos e que conhece cada região dessa cidade. Aqui temos um belíssimo posto de saúde, com estrutura de um mini-hospital, que dará um atendimento digno na área de Saúde ao povo desta região. A nossa luta em Brasília continua forte e firme. O nosso compromisso segue de melhorar os índices da Saúde, como já fizemos ao longo desses três anos. Nenhum parlamentar vai conseguir colocar tantos recursos na Saúde dos municípios de Alagoas, como já fizemos ao longo desses anos. Essa atenção que demos na Saúde nos últimos três anos, vamos fazer a partir desse ano na Educação. A partir do próximo ano, já colocamos uma modificação na LDO e nos próximos orçamentos terão custeios que irão ajudar a melhorar de forma significativa a Educação no Estado de Alagoas.

Ainda em seu discurso, o deputado reafirmou seu compromisso em realizar junto com o prefeito Chico Vigário, outras importantes obras para Atalaia. “A partir da abertura do orçamento para empenhar os recursos que já estão lá em Brasília, a nossa CODEVASF, que através do senador Benedito de Lira foi revigorada e estendida para os 102 Municípios de Alagoas, poderemos trazer os recursos empenhados para realizar obras para as comunidades. Só aqui em Atalaia teremos o acesso da Porangaba, Ruas da Branca, Bittencourt e Jagatá”, concluiu o deputado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias