Sexta, 26 de Abril de 2024
°

Saúde ESF Branca II

Projeto da ESF Branca II é finalista em concurso nacional que premia experiências exitosas na melhoria da Atenção Primária à Saúde

Em Alagoas, apenas dois municípios tiveram projetos escolhidos, Atalaia com um e Penedo com dois.

06/09/2019 às 12h14
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Enfermeira Mara Gabriela apresentando a experiência exitosa em Atalaia, na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS.
Enfermeira Mara Gabriela apresentando a experiência exitosa em Atalaia, na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS.

Com o CIRCUITO EU SOU SUS PRÉ-NATAL: UMA ESTRATÉGIA PARA FORTALECER A ADESÃO AO PRÉ-NATAL, de autoria da enfermeira Mara Gabriela Ferreira e realizado em parceria com a equipe da ESF Branca II, o município de Atalaia é um dos finalistas na segunda etapa do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal, promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS).

O concurso tem o objetivo de avaliar e premiar secretarias municipais e estaduais de saúde, equipes de saúde da família e coordenações de Atenção Básica municipais e regionais de todo o Brasil que tenham desenvolvido projetos inovadores em saúde, proporcionando a ampliação do acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde – (SUS).

Concorrendo com outros 1.293 projetos inscritos, a experiência exitosa em terras atalaienses passou por uma rigorosa avaliação que observou informações sobre o contexto da experiência, as atividades realizadas, os resultados alcançados, a inovação, entre outros pontos. Foram selecionadas para a segunda etapa 135 experiências, sendo 24 projetos do Nordeste e apenas 3 de Alagoas.

Continua após a publicidade

As experiências de destaque na segunda fase serão analisadas por um time de jurados, integrado pelo médico Dráuzio Varella e os jornalistas Claudia Colluci, Mara Régia, Ligia Formenti, Lise Alves, Chico Pinheiro, Luiz Fara Monteiro e Alan Ferreira. As três primeiras colocadas serão divulgadas em outubro e os autores ganharam uma viagem de estudo internacional em um país em que a rede de atenção à saúde é centrada na Atenção Primária à Saúde, a ser indicada pela OPAS/OMS.

Para a enfermeira Mara Gabriela Ferreira, é motivo de orgulho para a equipe da ESF Branca II levar o nome de Atalaia para todo o Brasil. “Esse projeto é resultado de um trabalho em equipe que deu muito certo. Nosso maior prêmio é o fortalecimento da adesão das mulheres ao pré-natal. Ter esse reconhecimento nacional, por termos sido selecionados para a fase final do Prêmio APS Forte, é algo incrível e gratificante para todos nós e certamente para o município de Atalaia”, destacou a enfermeira.

Em Abril deste ano o projeto da ESF Branca II conquistou o primeiro lugar na Mostra Alagoas Aqui Tem SUS 2019, em evento realizado pela Diretoria do Cosems/AL. O Trabalho desenvolvido no município de Atalaia também foi uma das mais de 500 experiências exitosas em todo o país, a ser apresentada na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, durante os dias 2 a 5 de julho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias