Sábado, 20 de Abril de 2024
24°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Saúde Atenção Domiciliar

Atalaia participa de capacitação sobre complexidade na Atenção Domiciliar

Apenas 150 municípios foram selecionados para essa qualificação.

25/07/2019 às 19h39 Atualizada em 01/08/2019 às 10h47
Por: Phablo Monteiro Fonte: ASCOM Atalaia
Compartilhe:
De acordo com a coordenadora Danielle Marques, a capacitação é importante porque dinamiza a saúde, otimiza o tempo e melhora a gestão de pessoas.
De acordo com a coordenadora Danielle Marques, a capacitação é importante porque dinamiza a saúde, otimiza o tempo e melhora a gestão de pessoas.

A Prefeitura de Atalaia, por meio da Secretaria de Saúde, participa de uma capacitação sobre Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar, realizada pelo Hospital Oswaldo Cruz (HAOC) e pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar (CGAHD) no triênio 2018-2020. O município participou da I Oficina Regional da Qualificação da Gestão do SAD, nos dias 22 e 23 de maio, do corrente ano, na cidade de São Paulo, representado pela coordenadora municipal do Programa Melhor em Casa, Danielle Marques.  

Nem todos os municípios que possuem o programa Melhor em Casa foram contemplados, de todo o país foram selecionados 150 municípios para essa qualificação. O objetivo do CCAD é qualificar a gestão, os processos de trabalho e as equipes de serviços de Atenção Domiciliar (SADs). A próxima etapa acontecerá em agosto, na cidade de Curitiba, onde será realizada uma visita técnica a um SAD de referência. 

De acordo com a coordenadora Danielle Marques, a capacitação é importante porque dinamiza a saúde, otimiza o tempo e melhora a gestão de pessoas. "Envolve tanto a parte administrativa como capacita profissionais para atendimento e o cuidado com esse domiciliado, então quem ganha é o paciente. Com essas capacitações, ficamos no Padrão do Ministério da Saúde, quanto mais próximo estivermos do padrão ministerial, mais nos tornamos um Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) modelo. Atalaia está escalada para a próxima etapa, que será um Benchmarking onde visitaremos um SAD modelo, que já são referências de atendimento. Nossa secretária de saúde Rosângela Maria, tem ofertado todo o apoio necessário para a gestão e isso é super importante".

Continua após a publicidade

O Melhor em Casa implantado em Atalaia desde 2013, atua no atendimento domiciliar a pacientes de média e alta complexidade, de acordo com o perfil estipulado pelo Ministério da Saúde, uma equipe vai a residência do paciente para avaliar se o mesmo de encaixa no atendimento do programa. Caso haja o perfil o tratamento é iniciado. A periodicidade das visitas é defendida de acordo com a comorbidade e a necessidade do paciente. 

Atualmente cerca de 60 pacientes são atendidos pelo programa por mês. Para realizar o cadastro no "Melhor em Casa" é necessário o RG do paciente e de um cuidador responsável,cartão SUS, CPF e comprovante de residência. Após o cadastro a equipe de deslocará até a residência para uma avaliação. A equipe multiprofissional do programa é composta por médico,enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga e assistente social. O atendimento é realizado de domingo a segunda das 08 as 17h , e nos fins de semana e feriados em regime de plantão e curativos. 

O acompanhamento é realizado com todos os familiares que convivem com o paciente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias