19°C 33°C
Atalaia, AL
Publicidade

Atalaiense Douglas Nascimento é o primeiro no município com capacitação CBF/Conmebol para treinamento de goleiros

Educador Físico é o atual treinador de goleiros das categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-20 do Independente Atalaia.

Phablo Monteiro
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: Divulgação
23/09/2026 às 16h48 Atualizada em 23/09/2026 às 16h56
Atalaiense Douglas Nascimento é o primeiro no município com capacitação CBF/Conmebol para treinamento de goleiros
Atalaiense Douglas Nascimento é o primeiro no município com capacitação CBF/Conmebol para treinamento de goleiros.

O educador físico Douglas Nascimento, natural de Atalaia, é o primeiro e, até o momento, único profissional do município com capacitação específica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) voltada ao treinamento de goleiros.

Douglas participou, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, da Capacitação CONMEBOL/CBF para Treinamento de Goleiros, realizada no Centro de Treinamento (CT) do CSA, em Maceió, em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF).

Com a conclusão da formação, o profissional passou a integrar um grupo ainda restrito de profissionais capacitados especificamente para o trabalho com goleiros, ampliando sua qualificação para atuar na preparação de atletas da posição.

Continua após a publicidade

 

Indicação do Independente Atalaia

Continua após a publicidade

 

A oportunidade para participar da capacitação surgiu após indicação do diretor-presidente do Independente Atalaia (IAFC), Ronaldo Torres.

Douglas Nascimento é o atual treinador de goleiros das categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-20 do clube atalaiense, que participa das principais competições de futebol de base realizadas em Alagoas.

A formação representa também um aprimoramento do trabalho desenvolvido pelo IAFC na preparação dos jovens atletas, especialmente em uma posição que exige treinamento específico e acompanhamento técnico.

Conteúdo voltado à formação de goleiros

Durante os três dias de capacitação, foram trabalhados conteúdos relacionados à prática do treinamento de goleiros e ao processo de aprendizagem.

Entre os temas abordados estiveram as ferramentas pedagógicas e os focos atencionais, além das diferentes funções desempenhadas pelo goleiro dentro da estrutura de uma equipe.

A programação também contemplou as funções táticas da posição, como proteção da meta, gerenciamento do espaço de jogo e participação no jogo ofensivo. Os conteúdos foram acompanhados de atividades práticas em campo e debates de encerramento.

Outro ponto trabalhado durante a capacitação foi a representatividade das tarefas de treino, com discussões sobre o papel do treinador como arquiteto do ambiente de aprendizagem e sobre a atuação do goleiro dentro do jogo coletivo.

A programação contou ainda com atividades interativas e em grupo, apresentações, práticas em campo e momentos destinados à troca de experiências e aos feedbacks finais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atalaia, AL
23°
Tempo limpo
Mín. 19° Máx. 33°
24° Sensação
1.77 km/h Vento
87% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h13 Nascer do sol
17h19 Pôr do sol
Quinta
32° 18°
Sexta
32° 20°
Sábado
32° 20°
Domingo
30° 19°
Segunda
33° 20°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias