Segunda, 17 de dezembro de 2018
82 9 9131 8010
Saúde

04/10/2018 às 09h59 - atualizada em 11/10/2018 às 17h00

304

Phablo Monteiro

Atalaia / AL

SAMU Atalaia realiza palestra e simulação de atendimento em comemoração aos cinco anos de atuação no município
Ação contou com o apoio da Prefeitura de Atalaia e da Secretaria de Saúde.
SAMU Atalaia realiza palestra e simulação de atendimento em comemoração aos cinco anos de atuação no município
Equipe do SAMU Atalaia realizou simulações de atendimentos.

Em Comemoração aos cinco anos de atuação no município, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Regional de Atalaia, em parceria com a Prefeitura de Atalaia e a Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (02), na Praça em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, mais uma edição do Projeto SAMU nas Escolas.


Na oportunidade, alunos da Escola Estadual Floriano Peixoto, do Centro Educacional O Pequeno Príncipe (CEPP) e demais populares, puderam acompanhar palestras e simulações de atendimentos, onde a equipe do SAMU mostraram algumas técnicas de massagem cardiorrespiratória, de imobilização de fratura de fêmur e de coluna cervical, além de possibilitar que os presentes pudessem conhecer toda a estrutura da viatura do SAMU. A equipe também esclareceu  dúvidas sobre os serviços.  


“Um dos assuntos que abordamos e, talvez o mais importante, foi a questão dos trotes, porque ainda é altíssimo o número de trotes na cidade. Estatísticas apontam que mais de 70% das ligações direcionadas ao Samu, são trotes. Esses trotes acabam atrapalhando os serviços e as demandas, pois deslocam viaturas de Atalaia e de outras unidades para ocorrências que na verdade não existem”, destaca o coordenador do SAMU em Atalaia, Rafael Rocha.


A equipe também explicou qual o procedimento correto para acionar o serviço, orientando a necessidade de passar com clareza as informações, indicando pontos de referências e quantidade de vitimas, ajudando assim o condutor e toda a equipe a prestar o devido socorro.


“As vezes a população acaba não entendendo como funciona o fluxo do SAMU e na oportunidade também esclarecemos isso, pois acham que basta ir até a base do SAMU e solicitar o atendimento. Explicamos que para que o SAMU saia da base é necessário fazer a ligação para o 192, para a Central em Maceió. Será feita uma triagem da informação e transferida a ligação para o médico que irá avaliar se será necessário enviar uma SAMU básica com técnico e condutor, ou um suporte avançado, com uma equipe completa formada por condutor, enfermeiros, técnicos e médicos”, esclareceu Rafael Rocha, destacando ainda a importância desse projeto para que a população, especialmente os mais jovens, conheçam como funciona esse serviço.


O SAMU é um serviço de pronto atendimento, que faz todo um trabalho pré-hospitalar, estabilizando a vitima para depois encaminhar para um serviço médico hospitalar especializado ou de referência.

FONTE: Fotos: Alberto Vicente.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium