Sábado, 20 de outubro de 2018
82 9 9131 8010
Saúde

20/09/2018 às 07h45 - atualizada em 26/09/2018 às 21h41

361

Phablo Monteiro

Atalaia / AL

Secretaria de Saúde de Atalaia promove ações de conscientização e prevenção ao suicídio
Realizado na ASMALU, o evento contou com a presença de vários funcionários da Saúde do município.
Secretaria de Saúde de Atalaia promove ações de conscientização e prevenção ao suicídio
Ação contou ainda com uma caminhada pela principal rua de Atalaia.

Visando a valorização da vida, a Prefeitura de Atalaia, através da Secretaria de Saúde, vem promovendo durante este mês ações de conscientização em alusão a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, com o objetivo de sensibilizar a população e os profissionais da rede municipal para o reconhecimento de sinais de risco e acesso ao auxílio psicossocial.


Já na manhã e tarde desta quarta-feira (19), a ação aconteceu na Associação Cultural Professora Maria Luiza (ASMALU), onde uma grande parte dos funcionários da Saúde de Atalaia puderam acompanhar várias palestras, dinâmicas, e depoimentos sobre o tema. As palestras foram ministradas pela psicóloga e coordenadora do CAPS em Atalaia, Jocasta Gonçalves, pelas professoras da UFAL Dra. Lenira Vanderlei e Roberta Zarpelão e, pela psicóloga Márcia Eleonora. Uma dinâmica também foi realizada pela equipe do CAPS.


Também prestigiaram este evento a primeira-dama Rosiane Vigário, a secretária Rosângela Maria e o vereador Fernando Vigário.


O evento contou ainda com um depoimento da enfermeira Suzana Lopes, com um relato de sua experiência com o enfrentamento da depressão, a superação e uma mensagem de valorização da vida.


Na oportunidade, as enfermeiras do município prestaram uma homenagem a enfermeira do município, a Sandileide Vieira, falecida neste último mês de maio.   “Sandileide foi uma companheira da gente durante 12 anos. Vivenciou muitos momentos com a gente na atenção básica, nas escolas e na coordenação. Ela precisaria ser lembrada neste momento, pois era uma profissional tão competente. Colocamos no banner, que continuaremos a luta companheira, pois era uma frase muito utilizada por ela. Vamos continuar a luta com relação a vida, a luta por uma Saúde melhor, a luta por um SUS melhor”, destacou a enfermeira Fabiane.


Em seu depoimento, a secretária destacou a importância do companherismo no ambiente de trabalho. “Hoje estamos vivendo em um mundo muito sem amor. Temos que antes de sair de casa pedir a Deus que nos ilumine e tome a frente do nosso trabalho. Sabemos que às vezes, a parte financeira perturba mais do que a falta de condições de trabalho. Precisamos amar mais nossos amigos, nos doar mais para eles, porque saímos de casa, deixamos nosso lar e nossa família, para vim fazer parte de uma grande família em nosso trabalho. Levar uma palavra de conforto aos nossos amigos, de carinho, para não colocar mais problemas para uma pessoa que terminar ficando amarga. Que sejamos realmente uma família”, destacou Rosângela Maria.


Considerado um problema de saúde pública, o suicídio mata, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 brasileiro a cada 45 minutos. Segundos dados também da OMS, a cada dez suicídios, nove poderiam ser evitados, o que reforça ainda mais a importância da prevenção e conscientização.  Segundo a secretária Rosângela Maria, em 2017 Atalaia registrou 5 tentativas de suicídio. Já neste ano de 2018, até esse mês de setembro, a cidade já registrou 14 tentativas de suicídio.


“Isso é o que está notificado. Muitos casos às vezes não chegamos a saber, porque a  família esconde por vergonha e não chega a pedir ajuda. Que nós sempre estejamos conectados, levando carinho e amor, pois temos uma população que precisa muito disso”, concluiu a secretária.


Ao final, os profissionais realizaram uma caminhada pela principal rua da cidade, contando ainda com a participação de diretores, professores e alunos do 3º ano da Escola Estadual Floriano Peixoto.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium