Quinta, 18 de Abril de 2024
26°

Chuva

Atalaia, AL

Saúde Saúde

Prefeita Ceci Rocha destaca empenho do Município no combate à transmissão da dengue, zika e Chikungunya

Vigilância Sanitária e agentes de endemias estão mobilizados no enfrentamento às doenças

02/05/2022 às 12h34 Atualizada em 16/05/2022 às 19h10
Por: Phablo Monteiro Fonte: Por Assessoria
Compartilhe:
Ceci Rocha acompanha ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, em Atalaia.
Ceci Rocha acompanha ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, em Atalaia.

Não é surpresa para ninguém em Atalaia que a prefeita Ceci Rocha faz questão de acompanhar, na prática, os serviços que são desenvolvidos pelo Município em benefício direto da população. Nesta segunda-feira (2), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde já estão em campo para o efetivo combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e Chikungunya, três doenças perigosas e que podem causar sérios danos à população e ocasionar mais problemas na saúde pública.

As ações foram acompanhadas pela prefeita, que reforçou a necessidade de as pessoas permitirem que os agentes de endemias entrem em suas casas e realizem o trabalho para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“A Prefeitura de Atalaia está mobilizada para conter o avanço dos casos de dengue, zika e Chikungunya no município. É importante que as pessoas autorizem a entrada dos nossos agentes de endemias em suas casas para que os produtos sejam colocados em locais que tenham água parada. É ainda mais importante que a população não deixe água parada, permitindo assim que o mosquito Aedes aegypti se reproduza”, alertou a prefeita. 

Continua após a publicidade

Ceci Rocha disse, ainda, que uma caçamba está recolhendo pneus na cidade e a Vigilância Sanitária de Atalaia está desenvolvendo um grande trabalho para a retirada de materiais que possam servir como reservatório de água parada. 

Até a última semana, foram notificados 91 casos de dengue, 18 de Chikungunya, e não há registros de casos de zika. Em relação aos casos positivos, a Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 5 casos de dengue, 27 de Chikungunya e não há registros de zika.

Ações simples podem ajudar no combate ado mosquito Aedes aegypti e o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitar a proliferação do Aedes aegypti. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias