Quinta, 25 de Abril de 2024
24°

Tempo limpo

Atalaia, AL

Saúde Dia D de vacinação

Dia D da campanha de vacinação contra a pólio e sarampo mobiliza todos os Postos de Saúde de Atalaia

Em apenas 12 dias de campanha, Atalaia já conseguiu uma cobertura vacinal de 63,35% da meta.

18/08/2018 às 21h47 Atualizada em 31/08/2018 às 08h50
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Equipes da Saúde de Atalaia estiveram mobilizadas no Dia D da campanha de multivacinação
Equipes da Saúde de Atalaia estiveram mobilizadas no Dia D da campanha de multivacinação

Todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Atalaia estiveram abertas na manhã e tarde deste sábado (18), para participarem da mobilização nacional da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo para crianças de 1 a 5 anos incompletos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias).

Com uma meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 95%, o município de Atalaia em apenas 12 dias de campanha já conseguiu uma cobertura vacinal de 63,35% dessa meta, segundo dados do Gotômetro e Vacinômetro, do site www.datasus.gov.br, atualizado às 21 horas. Já foram 2.126 doses aplicadas, de um total de 3.356 crianças.

Com o objetivo de chamar a atenção dos pais e das crianças para o Dia D, a mobilização em Atalaia contou com a atração do personagem Zé Gotinha, que visitou as Unidades de Saúde do município para interagir com as crianças.

Continua após a publicidade

Após o sarampo ser considerado erradicado no Brasil em 2016, o país hoje enfrenta dois surtos da doença, segundo boletim divulgado na terça-feira: no Amazonas (910 casos confirmados, com duas mortes) e em Roraima (296 casos e quatro óbitos). Há casos isolados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio, Rondônia e Pará. Nessa sexta (17) foram confirmados ainda dois casos em Pernambuco e um Sergipe, o que reforça ainda mais a importância dessa vacinação.

Após o Dia D, a campanha segue até o 31 de agosto, sempre com foco nas crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos. Mesmo as crianças que já foram imunizadas anteriormente devem ser levadas aos postos de saúde para nova dose. Não devem ser vacinadas crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. Para se vacinar basta levar a caderneta de vacina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias