Sexta, 19 de Abril de 2024
26°

Chuva

Atalaia, AL

Saúde Dia D

Com o Dia D de vacinação contra a gripe Atalaia atinge cerca de 6.089 pessoas imunizadas

Secretaria de Saúde mobilizou todas as Unidades Básicas do município

13/05/2018 às 18h43 Atualizada em 13/08/2018 às 18h43
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Campanha de vacinação contra a gripe
Campanha de vacinação contra a gripe

Com o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, realizado neste último sábado (12), pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Atalaia já conseguiu imunizar cerca de 6.089 pessoas, sendo que dessas, 5.199 pessoas correspondem a um total de 8.329 pessoas que fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina. O vacinômetro do Ministério da Saúde, que contabiliza apenas as doses feitas em grupos de risco, indica 60,69% da meta atingida até o momento.

Sendo vacinados, até o momento, os seguintes grupos prioritários: 2.006 crianças, 345 trabalhadores, 301 gestantes, 2.328 idosos, 144 professores do ensino básico e superior.

Para receber a população, a Prefeitura Municipal de Atalaia, através da Secretaria de Saúde, mobilizou todas as Unidades Básicas do município, que funcionaram em um horário especial, das 8h e 17h. Equipes da Saúde também visitaram algumas comunidades, a exemplo do Residencial Maria de Nazaré. A campanha teve inicio no último dia 23 de abril e, após o Dia D, segue até o dia 01 de junho. Até lá, as pessoas do grupo prioritário que ainda receberam a vacina, podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e se imunizar.

Continua após a publicidade

Outras 890 pessoas, que são portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, receberam o imunobiológico, mediante a apresentação do laudo médico, receita, carteirinha dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica. Foram imunizados 281 portadores de doença respiratória crônica, 92 portadores de doença cardíaca crônica, 14 portadores de doença renal crônica, 13 portadores de doença hepática crônica, 103 portadores de doença neurológica crônica, 326 diabéticos, 44 obesos, 12 pessoas com imunossupressão, 2 transplantados e 3 trissomias. Esse número somado as 5.199 do grupo prioritário, corresponde a 6.089 pessoas imunizadas em Atalaia.

A coordenadora de vigilância epidemiológica de Atalaia, Leilane Vieira, explicou que a vacina não é só uma proteção pessoal: "Não temos como vacinar toda a população, infelizmente. Mas, vacinando os grupos de risco, reduzimos consideravelmente a circulação do vírus entre a população inteira. Protegemos assim toda a população", destaca a coordenadora.

A secretária de Saúde de Atalaia, Rosangêla Maria, aproveitou o momento para agradecer o empenho das equipes, especialmente os enfermeiros que comemoram o dia da profissão nesse sábado. "A campanha tem sido um sucesso, com ampla adesão das pessoas. E graças aos profissionais de saúde temos conseguido vacinar um número expressivo de pessoas todos os dias,especialmente hoje, no Dia D", afirma.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil e pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco citado logo acima na matéria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias