Sábado, 20 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Educação EJA

Projetos da Semed dão oportunidade aos alunos da EJA ingressarem no mercado de trabalho

Projetos são desenvolvidos pela Coordenação da EJA, em várias escolas da rede municipal.

25/10/2019 às 15h32 Atualizada em 09/11/2019 às 11h24
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Empresário local recebe certificado por ter participado do projeto Empresa Amiga da EJA em 2018.
Empresário local recebe certificado por ter participado do projeto Empresa Amiga da EJA em 2018.

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Atalaia, a Secretaria de Educação, através da Coordenação da EJA, realizou na noite desta quinta-feira (24), a apresentação de mais uma edição dos projetos “JOVEM E ADULTO EMPREENDEDOR SUSTENTÁVEL” e “EMPRESA AMIGA DA EJA”.

Realizado no Plenário da Câmara Municipal de Atalaia, o evento contou com as presenças do secretário de Educação Anilson Júnior, das técnicas da Coordenação da EJA Adrianna Kelly e Rosa Maria Gomes, do diretor de Ensino Charles Douglas, de coordenadores, gestores de Escolas da rede municipal, alunos e professoras da EJA da Escola Jabes Francisco da Silva, além de empresários locais.

Os projetos desenvolvidos através da disciplina EDUCAÇÃO E TRABALHO, atendem dispositivos presentes nas metas do Plano Municipal de Educação, visando assegurar que o jovem e adulto, além de retomarem os estudos, possam se qualificar e se preparar para oportunidades que eventualmente surjam no mercado de trabalho. Nesta disciplina, os alunos estudam o empreendedorismo, a segurança do trabalho e participam de cursos relacionados ao uso sustentável de resíduos sólidos e de customização.

Continua após a publicidade

“É gratificante fazermos um trabalho quando acreditamos nele. E, através da disciplina Educação e Trabalho, procuramos fazer com que os alunos da EJA se interessem pelo empreendedorismo, para quem sabe poder ter o seu próprio negócio. Agradeço a todos os secretários que passaram pela Semed e que tiveram um olhar de apoio, não medindo esforços para darmos continuidade a esse projeto. Aos poucos conseguimos ver esse projeto surtindo efeito na vida desses alunos”, destaca Rosa Maria Gomes.

Na ocasião, também foram entregues certificados de EMPRESA AMIGA DA EJA, aos empresários locais que foram colaboradores do projeto no ano de 2018. Os comerciantes locais puderam conhecer mais detalhes sobre o projeto Empresa Amiga da EJA, que vem trazendo oportunidades para dezenas de estudantes da EJA no município.

Com esse projeto, empresas disponibilizam vagas em seus estabelecimentos para acolher um aluno na forma de estágio. Esse aluno é escolhido levando em consideração critérios como bom comportamento, bom rendimento e assiduidade. A proposta apresentada para este ano, é que as empresas ofereçam uma ajuda de custo no valor de R$ 200,00, durante o período do estágio.

Uma das empresárias amigas da EJA, Nil da Loja Mania de Moça, destacou sua satisfação em apoiar esse projeto e cobrou dos comerciantes que também abracem a ideia. “Trata-se de um excelente projeto e é uma pena que o comércio não consiga dar valos as coisas boas que tem em nossa cidade. Para mim contribuir com esse projeto foi ótimo, pois nós comerciantes sabemos as dificuldades de termos um bom funcionário, principalmente no final de ano. As duas pessoas  que trabalharam comigo foram maravilhosas e esse ano quero sim dar oportunidade a mais alunos, pois esse projeto só traz benefícios para a nossa cidade”, destacou.

Em seu discurso, o secretário Anilson Júnior destacou que ações como essa mostram que o trabalhar com amor é primordial para a construção de uma educação de qualidade. “Sabemos que é um trabalho muito humano, feito com muito carinho e que o resultado final é a integração da Escola com a sociedade. Parabéns a coordenação e aos professores que motivam e incentivam seus alunos. Agradecer também aos comerciantes que ao longo desses anos vem abraçando essa causa e pedir através dos representantes da AMPEC, que estenda para todo o comércio, para que os comerciantes abram as portas, recebam nossos alunos e contribuam com o essa oportunidade profissional para os alunos da rede municipal”, comentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias