Sábado, 27 de Abril de 2024
25°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

Educação Creche Maria Brasil

Emoção e lembranças marcam a comemoração pelo Dia da Patrona da Creche Maria Alves Brasil

Solenidade conta com a presença de uma grande parte da família Brasil.

24/10/2019 às 13h16 Atualizada em 30/10/2019 às 17h22
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Dia da Patrona na Creche Municipal Maria Alves Brasil.
Dia da Patrona na Creche Municipal Maria Alves Brasil.

Alunos, professores, diretores e toda a equipe da Creche Municipal Maria Alves Brasil, localizada no Alto do Cruzeiro, em Atalaia, realizaram na manhã desta quarta-feira (23), uma linda festa em homenagem e comemoração ao aniversário da Patrona daquela unidade de ensino da Educação Infantil.

O evento contou com a presença de filhos, netos, bisnetos e demais familiares da homenageada, entre eles o seu genro o delegado Oldemberg Paranhos, a sua filha e ex-vereadora Nem Brasil, a sua neta e atual vereadora Camyla Brasil acompanhada por seu esposo André Monteiro. Também estiveram presentes as gestoras da Creche Luzia Marcela e Claudia Brasil, o diretor de ensino da Semed Charles Fernandes, a coordenadora da Educação Infantil Daniela Albuquerque e pais de alunos.

Continua após a publicidade

Família Brasil presente na homenagem.

Foi uma verdadeira manhã cultural promovida pela Creche Maria Alves Brasil, que contou com exposição de trabalhos, apresentações teatrais das crianças, que também emocionaram a todos cantando o Hino da cidade de Atalaia, acompanhadas musicalmente pelo artista da terra, o Cal. Também foi apresentado um vídeo com fotos da Patrona ao lado de seus familiares.

Representando toda a família Brasil, a vereadora Camyla Brasil não conteve as lágrimas durante todo o evento e agradeceu o carinho e a lembrança de todos com a memória de sua saudosa avó.

“Não tem como assistir um vídeo desse e não se emocionar, pois vêm muitas lembranças na nossa mente. O dia 23 é realmente muito especial. É um dia que nós todos estaríamos reunidos. Nossa teve grandes perdas, começou pela minha avó, depois pelo seu filho mais velho, o tio Eraldo e recentemente o tio Elvio. Minha avó era realmente tudo isso que vocês retrataram, pois ela era muito sabia, ela sabia unir e aconselhar a todos. Quando me elegi pensei no orgulho que estaria dando para ela, se ela estivesse viva. Parabenizar toda a equipe da Creche por tanto amor e dedicação que tiveram em realizar essa festa do Dia do Patrono”, destacou Camyla Brasil.

Foi também da vereadora a iniciativa de propor a colocação do nome Creche Municipal Maria Alves Brasil. “Quando na Câmara propus a colocação do nome da minha avó nesta creche, que está localizada vizinha da minha casa, na minha comunidade e no local onde eu escolhi para ter o meu lar e estar com os meus  filhos. Coincidentemente a creche tem a tia Cláudia como uma das  suas gestores e sempre faço questão de visitar essa unidade de ensino. Acho que não teria local mais propício de eu poder homenagear a minha avó”, concluiu Camyla Brasil.

O Dia do Patrono – que homenageia personalidades que dão nome às edificações das Escolas e Creches atalaienses na data de seu nascimento ou de falecimento – tem sido comemorado por todas as unidades de ensino rede municipal. A iniciativa está inserida no Projeto ‘Atalaia: Nossa Gente, Nosso Orgulho’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

“Essa é uma ação de um projeto criado pela Semed para resgatar um pouco da historia e da cultura da cidade de Atalaia. Uma das ações era justamente trabalhar a historia do Patrono, para que as crianças, para que os pais e a comunidade conheçam a sua historia. Em nome do secretário e do prefeito viemos participar desse momento solene, desse momento de saudade. Obrigado  equipe por realizar esse trabalho maravilhoso. A gente vê que as crianças  realmente aprenderam a historia da Patrona”, destacou Daniela Albuquerque, coordenadora da Educação Infantil.

Para o diretor de ensino, Charles Douglas, é de grande importância que todos possam conhecer o Patrono de sua Escola. “Quando nós falarmos de Maria Brasil, todos vão saber que ela não foi apenas a mãe do Elvio, a avó da Camyla, mas que foi uma professora que brilhantemente exerceu a sua profissão. Quando aprofundamos a historia, ela começa a criar raízes dentro do município de Atalaia. É só conhecendo que podemos amar, pois só amamos aquilo que conhecemos. Quando não se ama seu local de ensino, se depreda e não se dar o devido valor”, comentou o diretor de ensino.

Maria Alves Brasil nasceu na cidade de Viçosa-AL, em 23 de Outubro de 1929. Casa-se com Eraldo Brasil e veio residir na cidade de Atalaia para construir sua família. De seu matrimonio teve dez filhos: Eraldo, Elvio, Edson Cristóvão, Elder, Eliane, Elayne, Elide, Edna, Edla e Elis Cristina.

Maria Brasil era professora do município e do Estado, sempre muito paciente e sábia em suas palavras. Ainda jovem e com filhos pequenos, ficou viúva, mas com muita garra e determinação enfrentou todas as dificuldades e criou seus dez filhos pelos caminhos da verdade e da justiça.

Tinha como grande marca o seu amor pelos animais, em especial os cachorrinhos que facilmente eram vistos em seus braços. Para eles ela dedicava boa parte de seu tempo e seus cuidados. Também tinha como característica ajudar ao próximo, fazer o bem as pessoas era uma constante em seu dia a dia.

Inicialmente residiu na Travessa 11 de junho, na casa de esquina com a delegacia, onde era bem quista por toda vizinhança e por muitas vezes ajudava até levando alimentos aos encarcerados. Depois mudou-se para a Rua Barão José Miguel, onde viveu até o último dia de sua vida, em 30 de junho de 2015.

Dona Maria, com toda a sua sabedoria, era o alicerce de toda família, onde todos sempre sentavam ao seu lado para tomar um cafezinho que só ela sabia fazer e escutar seus ricos conselhos. Partiu deixando grande ensinamentos para seus filhos, netos e bisnetos.

Após sua morte, foi homenageada por uma Indicação de autoria da vereadora e sua neta Camyla Brasil, que após aprovação unânime dos parlamentares da Câmara de Vereadores de Atalaia, colocou o nome da Creche Municipal Maria Alves Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias