Quinta, 25 de Abril de 2024
25°

Tempo limpo

Atalaia, AL

Educação Atalaia Nossa Gente

Alunos da rede municipal vão conhecer a história e a cultura de Atalaia através de projeto da Semed

Lançamento do Projeto ATALAIA: NOSSA GENTE, NOSSO ORGULHO foi realizado na tarde desta quarta-feira (24).

25/07/2019 às 08h31 Atualizada em 25/07/2019 às 19h27
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: ASCOM Atalaia - Alberto Vicente
Compartilhe:
Ex-prefeito Miguel Correia foi um dos homenageados do evento.
Ex-prefeito Miguel Correia foi um dos homenageados do evento.

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (24), no Clube Social Atalaiense, a Secretaria Municipal de Educação de Atalaia (Semed) deu o pontapé inicial ao Projeto ATALAIA: NOSSA GENTE, NOSSO ORGULHO. Com o objetivo de resgatar a historia e a cultura do município com ações desenvolvidas em todas as Escolas da rede municipal, o projeto está em conformidade com o Projeto de Lei de autoria do vereador Fernando Vigário e sancionado pelo prefeito Chico Vigário, que torna disciplina obrigatória a historia e a cultura de Atalaia. Todo o Clube foi decorado para impulsionar essa mensagem de resgate e preservação.

O projeto tem a finalidade de ajudar os alunos da rede pública do município (Educação Infantil, Anos Iniciais, Finais do Ensino Fundamental e EJA) a compreenderem vários aspectos históricos, utilizando de forma interdisciplinar aulas expositivas, pesquisas, oficinas, pesquisa de campo, entrevistas, abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia, Matemática, Ciências, Educação Física.

“Estamos presenciando aqui um momento muito importante, que trata do resgate da nossa historia e da nossa cultura. É um prazer compartilhar esse momento com vocês, reencontrando amigos”, destacou o prefeito Chico Vigário.

Continua após a publicidade

Para o Diretor de Ensino, professor Charles Douglas, a expectativa é proporcionar a valorização da cidade a partir do conhecimento de sua história, bem como seus aspectos econômicos, seus pontos turísticos, suas belezas naturais e sua cultura. “O objetivo deste projeto é fazer com que as memórias sejam resgatadas e que possamos tomar conhecimento delas. É fazer com que cada criança, cada jovem, tenha pertencimento por aquilo que ele vive, pois a gente só ama aquilo que conhecemos”, destacou Charles Douglas, destacando ainda que todos os coordenadores técnicos da Semed, em uma ação conjunta, foram idealizadores deste projeto de resgate histórico e cultural.

Parabenizando toda a equipe da Semed, o secretário Anilson Júnior fez questão de destacar que se trata de um projeto Institucional e que espera que seja abraçado por todos que venham a assumir a Educação daqui para frente. “Gostaria de registrar a importância desse projeto. Vivemos hoje aqui um momento único ouvindo nossos homenageados. Tenho certeza que a equipe irá desenvolver esse projeto nas Escolas, pois ele é muito importante para resgatar o fator histórico e cultural do nosso município, até porque, isso envolve também as nossas famílias”.

O evento também serviu para homenagear filhos ilustres da terra: o Ex-prefeito Miguel Correia, a ex-desembargadora Dra. Eloina Braz, a senhora Salete Rocha e a professora Marinice Feitosa, representando a memória da historiadora e escritora Vandete Pacheco. Também foi homenageado o professor André Gonçalo, professor da rede municipal e doutor em Meteorologia pela Universidade Federal do Ceará.

Em seu discurso a Dra. Eloina Braz, filha do ex-vice-prefeito de Atalaia Antônio Braz dos Santos, relembrou com saudade momentos marcantes vividos em Atalaia, agradecendo também a homenagem recebida: “Como posso esquecer uma cidade como essa? Seria esquecer a mim própria, seria esquecer a minha família. Então, onde quer que eu vá, seja qual for o lugar que eu ocupe, eu jamais esquecerei as minhas raízes. Por aqui passaram pessoas que deixaram marcas em nossas vidas, a exemplo do Aluisio Lopes, Enid, Zora e a maior educadora, da qual tive a honra de ser sua aluna e depois tê-la diretora, a Dona Suzana Craveiro de Medeiros. Sinto-me agradecida por essa oportunidade que estou tendo. Por dois mandatos fui desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, onde fiz mostrar que estava ali por merecimento e jamais perdi as minhas raízes e jamais deixei de amar e admirar esse torrão. Sempre estarei aqui e não medirei esforços em ajudar ”.

Na oportunidade, o diretor Carlos Souza e a equipe da Escola Lúcio Fidelis (Distrito Porangaba) e a diretora Íris Regina e a equipe da Escola Jabes Francisco, receberam das mãos do prefeito e do secretário de Educação troféus em reconhecimento ao melhor Ideb 2017, respectivamente pela melhor nota nos anos finais e anos iniciais.

 

Um lindo espetáculo, que recebeu o mesmo nome do Projeto e contou com a participação de professores da rede municipal, emocionou a todos contando e cantando a historia do município.

A culminância desta primeira edição acontecerá no próximo dia 15 de novembro, onde será realizado um desfile cívico no município, com a realização de outras homenagens. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias