
Atalaia segue acumulando resultados e reconhecimentos pelo trabalho desenvolvido na Educação. O município recebeu, nesta quarta-feira (12), em Penedo, o Prêmio Município Alfabetizador 2025, concedido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (UNDIME-AL).
O reconhecimento foi entregue à secretária municipal de Educação, Glauciane Veiga, que representou o prefeito Nicollas na solenidade. Ela esteve acompanhada por integrantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O prêmio leva em consideração os resultados alcançados pelos municípios no processo de alfabetização e reconhece o trabalho desenvolvido pelas redes municipais para garantir que as crianças aprendam a ler e escrever na idade adequada.
Índice supera meta estabelecida pelo MEC
De acordo com os dados apresentados na premiação, Atalaia alcançou 56,36% de crianças alfabetizadas em 2025. O percentual ficou acima da meta de 46,74% estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o município no mesmo período.
O resultado também representa uma evolução em relação a 2024, quando Atalaia registrou 44,27% no Índice de Criança Alfabetizada (ICA). Na comparação entre os dois anos, o município apresentou um crescimento de 12,09 pontos percentuais no indicador.
O Índice de Criança Alfabetizada considera a aprendizagem dos estudantes, especialmente o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, etapa considerada fundamental para a continuidade da trajetória escolar.
Trabalho da rede municipal
A conquista é atribuída ao conjunto de ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino, envolvendo professores, gestores escolares, equipes técnicas, profissionais da educação, estudantes e famílias.
Para a secretária Glauciane Veiga, o prêmio representa o resultado do trabalho coletivo realizado em Atalaia e reforça o compromisso do município com a educação. “Seguimos juntos, trabalhando para garantir que todas as nossas crianças aprendam, avancem e tenham seus direitos assegurados através da educação”, afirmou.
