
A convite da Escola Estadual Floriano Peixoto, a poetisa e cordelista atalaiense Rosilda Ferreira ministrou uma palestra na tarde desta sexta-feira (7), para estudantes da turma do 2º ano G. A atividade foi articulada pela professora mentora Maria Quitéria.
Durante o encontro, Rosilda abordou a importância do resgate da cultura popular, com destaque para o cordel e a poesia. O momento foi marcado por aprendizado, reflexão e incentivo à leitura e à produção literária, reforçando a valorização das raízes culturais de Atalaia.
A poetisa também compartilhou sua trajetória de vida, sua biografia e experiências como cordelista, inspirando os alunos da tradicional instituição de ensino. A iniciativa proporcionou um contato direto dos estudantes com a literatura popular nordestina.
“Acredito que preservar o cordel e a poesia é manter viva a história, a identidade e a voz do nosso povo. Ver o interesse, a participação e o entusiasmo de cada estudante ali presente reforçou a importância de continuar levando essa mensagem a diferentes espaços”, destacou Rosilda Ferreira.
Ao final, a cordelista agradeceu a recepção e a participação de todos. “Que possamos seguir incentivando a leitura, a escrita e o amor pela nossa cultura popular, para que ela continue inspirando as gerações de hoje e de amanhã”, concluiu.
















