Quinta, 25 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Educação PME de Atalaia

Audiência Pública aborda o Plano Municipal de Educação de Atalaia

Audiência foi realizada nesta sexta-feira (11) pela Prefeitura de Atalaia, através da Semed.

12/01/2019 às 13h14 Atualizada em 27/01/2019 às 10h29
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Audiência Pública foi realizada no Colégio Inovar.
Audiência Pública foi realizada no Colégio Inovar.

Para apresentar à população os trabalhos realizados e as metas alcançadas até a presente data, a Prefeitura da cidade de Atalaia, através da sua Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã e tarde desta última sexta-feira (11), no Colégio Inovar, a I Audiência Pública de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME).

Com a participação de representantes do Poder Executivo, de gestores e representantes de Escolas municipais, Estadual e particulares, de representantes dos Conselhos Escolares, de representantes do Sindicato dos Educadores de Atalaia (SEATA), de professores, de alunos e demais membros da sociedade, a Audiência Pública teve o objetivo de apresentar, analisar, monitorar e acolher sugestões para o texto base do Relatório de Monitoramento e Avaliação do PME, que norteará as diretrizes e metas educacionais do município de Atalaia por 10 anos.

Estiveram presentes ao evento, a secretária municipal de Educação, Girlene Costa, o secretário adjunto de Educação, Wilamo Omena, a diretora de ensino da Semed, Ana Lúcia de Albuquerque Ribeiro, o representante do Conselho Municipal de Educação, Mauricio Aureliano e a técnica da Semed, Rosa Maria Gomes.

Continua após a publicidade

Para o representante do Conselho Municipal de Educação, Mauricio Aureliano, o PME é de extrema importância, pois se trata de um plano decenal, visando o quesito qualidade educacional. “Algumas metas e algumas estratégias durante esses dez anos, com certeza serão cumpridas, são metas tangíveis. Mas, diria que tem algumas metas intangíveis, que mesmo não tendo como cumprir essas metas, temos a obrigação de tentar cumpri-las. Hoje, já temos a grata satisfação de estar cumprindo boa parte das metas. Esse evento serve para que tenhamos a noção do que foi que nós ajudamos a aprovar em 2015, através da Lei 10.062 que vai até 2025. É um momento onde faremos uma avaliação do que foi possível cumprir, apesar das dificuldades que sabemos que acontece, pois acima de tudo, precisamos ser profissional enquanto técnico da Educação, profissional enquanto professor e profissional enquanto gestor”.

Representante da equipe técnica do PME, Rosa Maria Gomes destacou o seu prazer em fazer deste momento, já que participou da construção do PME. “Nós como educadores temos um compromisso conosco, porque quando nos formamos abraçamos uma profissão e temos uma responsabilidade com isso, pois o nosso trabalho também envolve vidas. E, esse trabalho requer que estejamos sempre acompanhando o avanço do processo. É importante que cada um de nós saibamos que o Plano Municipal de Educação não é um documento do gestor maior, é um documento nosso e que foi construído com a participação de várias pessoas. É um documento que envolve cada um de nós. É uma responsabilidade que compete a cada um de nós, que formamos a comunidade escolar. Cabe a cada um de nós acompanhar o processo, pois é muito fácil apontarmos um culpado, mas é muito difícil reconhecermos que também fazemos parte desse processo”.

Após a leitura e aprovação do Regimento que norteou a presente audiência, foi realizada uma palestra com o tema A IMPORTÂNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ATALAIA PARA AS POLÍTICAS PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, ministrada pela senhora Edja Betânia da Rocha Lima, que além de mestranda em sociedade, território e políticas pública pela Unit, é avaliadora Educacional pela SASE até 2018 e responsável por acompanhar PME’s do Estado de Alagoas.

“Quero parabenizar a equipe técnica pelo empenho em realizar esse momento, que é um desafio. Poucos municípios do Estado de Alagoas conseguiram executar o que essa equipe técnica do município de Atalaia está coseguindo hoje. É um momento de muita importância, pois é um momento de estudar. São desafios que precisamos amadurecer, para que a coisa possa realmente de fato acontecer. Temos uma equipe técnica extremamente determinada em fazer com que a coisa aconteça, tentando viabilizar junto ao Governo que essas políticas públicas sejam aprovadas”, destacou a palestrante.   

Na oportunidade, o público presente também participou das discussões de monitoramento e avaliação em grupo.

O que é o PME?

O Plano Municipal de Educação norteia todo o planejamento da educação de cada município que deve ser realizado com participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos. O plano engloba todo o sistema de ensino, tanto as escolas estaduais, municipais e particulares. Tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias