Sexta, 19 de Abril de 2024
25°

Chuvas esparsas

Atalaia, AL

Esportes ECO

Esporte Clube Ouricuri comemora 66 anos com amistoso e confraternização

Distrito Ouricuri esteve em festa para comemorar o aniversário de 66 anos de um dos principais símbolos de seu período de glória, o Esporte Clube Ouricuri, o ECO.

27/03/2018 às 10h01 Atualizada em 04/01/2019 às 10h01
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
ECO completa 66 anos.
ECO completa 66 anos.

Neste último domingo, dia 25 de março, o Distrito Ouricuri esteve em festa para comemorar o aniversário de 66 anos de um dos principais símbolos de seu período de glória, o Esporte Clube Ouricuri, o ECO. Para comemorar esta data e manter viva a história, a diretoria organizou um grande jogo amistoso, e, logo em seguida, reuniu os dois elencos, colaboradores e convidados para uma animada confraternização com muito churrasco e samba.

O evento teve inicio às 08 horas, com a partida entre o ECO x Real Madrid da cidade de Maceió. A partida foi realizada no Campo Manoel Tenório de Albuquerque Lins. A confraternização contou com as presenças do presidente da Câmara Alexandre Tenório e dos vereadores Anilson Júnior e Marcos Rebollo, que inclusive esteve em campo representando as cores do ECO na partida amistosa.

Membro da diretora, Talvanes Mathias agradeceu a presença de todos. "Parabéns a toda diretoria pela organização, parabéns aos jogadores pela vitória, parabéns aos nossos torcedores por ter ido ao campo nos prestigia, e desde já agradecemos aos nossos amigos que contribuíram pra realização dessa festa, em nome da diretoria agradecemos a todos".

Continua após a publicidade

Fundado em 13 de março de 1952, o ECO foi o primeiro time a representar a cidade de Atalaia na elite do futebol alagoano. Disputou os campeonatos alagoanos de 1959 e de 1960, obtendo significativos resultados, como nos conta o escritor José Alves Filho, em seu livro que conta a história do Povoado. “Em 1959 venceu, em partida oficial, o CSA por 2 x 1, gols de Ronaldo e Bobô, e em 1960, o CRB por 2 x 0, gols de Pêra, também em partida oficial”.

Em 1959 o ECO terminou o primeiro turno na terceira colocação, a frente do CRB. No segundo turno, só há registrada duas partidas da equipe, uma derrota por 1 x 0 para o Capelense e um empate em 0 x 0 com a equipe da Ferroviária. O campeão de 1959 foi o Capelense. A escalação do ECO nesta competição era: Bandeira; Bobô e Boleado; Tante, Pato e Orlando; Pretinha, Rolando, Loquinha, Bá e Ferro.

Em 1960 o ECO ficou na quarta colocação, entre as seis equipes participantes, o campeão dessa edição foi o CSA. O time atalaiense conquistou quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. Marcou 16 gols e sofreu 9 gols. A escalação do ECO nesta competição era: Bandeira; Jerônimo e Boleado; Tante, Pato e Farias; Pretinha, Bobô, Veiga, Valdinho (Bá) e Perá.

O ECO é bicampeão seguido do Torneio Início do Alagoano, títulos conquistados em 1959 (02/08) e 1960. Curiosamente, foram as duas únicas vezes que participou. Essa competição, que começou a ser disputada em 1927, era realizada na semana que antecedia o início do Campeonato Alagoano. A competição era disputada em um só dia, em um tempo menor do que os 90 minutos e servia para os times da elite apresentarem seus elencos aos torcedores que iriam acompanhar o alagoano.

Mesmo após deixar de frequentar a elite do futebol alagoano, o time que contava com grande apoio da Usina Ouricuri, continuou dando muitas alegrias aos torcedores locais, principalmente na década de 70, como nos conta José Alves Filho: “Um grande time, que somado aos “pratas da casa”, fizeram história no futebol amador da região, com apresentações memoráveis nas tardes de domingo”.

O Esporte Clube Ouricuri, ainda continua em atividade, participando de competições amadoras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias