
O trabalho acadêmico de Isaías Torres, estudante de Bacharelado em Geografia e natural de Atalaia-AL, foi escolhido entre os três da área de Geociências, Agrárias e Ambientais na Mostra Científica do 60° Congresso da UNE, realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
A pesquisa, intitulada 'Urbanização em declive: ocupações em encostas, políticas públicas e riscos de movimento de massas em áreas no município de Atalaia em Alagoas', examina os impactos da ocupação de encostas em áreas urbanas, um fenômeno crescente em cidades médias e pequenas marcado pela combinação de expansão desordenada, ausência de planejamento e vulnerabilidade social.
Torres destaca que, “esse trabalho nasce da observação direta da realidade urbana de Atalaia e busca compreender os riscos associados à ocupação de encostas, como deslizamentos, erosão e alagamentos. A ideia é contribuir para o debate técnico sobre planejamento urbano e gestão de áreas de risco, temas ainda pouco enfrentados de forma preventiva em muitos municípios”.
A pesquisa destaca que a ausência de políticas públicas eficazes e de instrumentos como mapeamentos de risco atualizados aprofunda os problemas nas áreas de declive. “Não se trata apenas de um desafio ambiental ou técnico, mas de um tema que envolve a formulação de políticas públicas estruturadas para conter e prevenir ocupações irregulares em áreas de risco”, complementou o estudante pesquisador.
Isaías Torres finaliza ressaltando a importância de colocar a produção científica em circulação nacional e o reconhecimento do trabalho como incentivo à continuidade das pesquisas sobre planejamento urbano e socioambiental no Brasil.
O 60° Congresso da UNE aconteceu na Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia de 16 a 20 de Julho de 2025.



