Quinta, 25 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Atalaia, AL

Educação Inclusão Educacional

Prefeitura realiza cerimônia de encerramento do Curso Básico de Libras, que certificou 26 educadores do município

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (14).

14/12/2018 às 21h49 Atualizada em 17/12/2018 às 14h41
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: Alberto Vicente / ASCOM Atalaia
Compartilhe:
Encerramento do Curso Básico de Libras.
Encerramento do Curso Básico de Libras.

Ofertado pela primeira vez no município de Atalaia, o Curso Básico de Libras teve seu encerramento na manhã desta sexta-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal. Realizado em poucos municípios alagoanos, o curso é uma iniciativa da Prefeitura de Atalaia, através da Secretaria de Educação (Semed), sendo direcionado a professores, coordenadores e profissionais das salas de recursos multifuncionais. 

Ministrado pelo instrutor e intérprete Armando Marques, o curso teve seis meses de duração, com uma carga horária de 50 horas, onde os 26 cursistas puderam conhecer e aprender noções básicas sobre a linguagem de sinais, objetivando desenvolver os alunos portadores de deficiência auditiva, matriculados na rede municipal.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras), é legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão, através da Lei 10.436/2002. O município de Atalaia conta atualmente com 8 salas de recursos multifuncionais, distribuídas em Escolas pólos, para atender as demandas do município a respeito da ppessoacom deficiência. 

Continua após a publicidade

"Nosso município precisa de professores que sejam intérpretes, para poder aplicar provas e se comunicar com o aluno surdo, no âmbito escolar", destacou a coordenadora da Educação Especial, Emanuely Pereira, informando que novos cursos de Libras serão realizados no próximo ano, nos módulos Básico II, Intermediário e Intérprete. 

Para a secretária municipal de Educação, Jirlene Costa, não é possível fazer Educação sem pensar em inclusão. "Uma Educação inclusiva permite o acesso de vários estudantes à Escola. Através da Libras, os alunos podem se comunicar não só com os professores, mas com outras pessoas. Parabenizo a todos pela iniciativa em participar do curso e chegar até o final", destacou.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Fernando Vigário destacou o momento histórico para a Educação do município. "Trata-se de um dia histórico, onde devemos parabenizar a todos pelo engajamento. É um avanço grande, tratando-se da inclusão, o que trará melhoras educacionais para Atalaia, especialmente aos alunos que a partir de agora, contarão com o apoio de uma grande equipe de profissionais dedicados aos alunos com necessidades especiais", comentou.

Em seu discurso, o prefeito Chico Vigário destacou o engajamento do município na inclusão desses alunos. "É um momento de grande importância, que comprova mais uma vez que Atalaia é uma cidade servida por excelentes profissionais, que entendem que precisamos superar as dificuldades que por ventura venham a existir, para que juntos possamos melhorar a condição de vida do povo de Atalaia", frisou o prefeito.

Além do recebimento dos certificados, os cursistas realizaram a apresentação de um coral em Libras, com o poema Aquarela, de Vinícius de Moraes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias