Segunda, 17 de dezembro de 2018
82 9 9131 8010
Cultura

22/11/2018 às 12h25 - atualizada em 07/12/2018 às 22h55

313

Phablo Monteiro

Atalaia / AL

Na Semana da Consciência Negra, Projeto AFRO-JOVEM realiza apresentações em Escolas de Atalaia
Projeto sociocultural fundado em Atalaia no ano de 2012.
Na Semana da Consciência Negra, Projeto AFRO-JOVEM realiza apresentações em Escolas de Atalaia
Crianças e Adolescentes do Afro-Jovem realizam apresentações para alunos da Escola Joaquim Fortunato Bittencourt.

O projeto sociocultural AFRO-JOVEM está realizando durante toda essa semana, várias apresentações culturais em Escolas do município de Atalaia, para celebrar a Semana da Consciência Negra, homenageando as raízes africanas e a miscigenação tão fortemente presente em nossa cultura.


Fundado no ano de 2012, no Bairro São Sebastião, em Atalaia, o projeto AFRO-JOVEM tem o objetivo de através do resgate e fortalecimento da cultura Afro, ressocializar dezenas de crianças e adolescentes carentes do município. “Possibilitamos que essas crianças, que estavam desacreditadas no seu âmbito familiar e social, as vezes por dependências psicoativas, outras por indisciplina escolar. Enfim, o projeto se tornou algo extremamente relevante nas vidas desses jovens atalaienses”, destacou Felipe Kauê, um dos dirigentes fundadores do projeto, ao lado da Cida Marques.


Na última terça-feira (20), dia Nacional da Consciência Negra, na parte da tarde, o grupo realizou apresentações de danças e musicas da cultura afro na Escola Joaquim Fortunato Bittencourt, localizada no bairro José Paulino. Na parte da noite, se apresentaram na Casa de Cultura. Já na quarta-feira (21), foi à vez das Escolas Suzana Craveiro, localizada no Deus É Fiel. Na quinta-feira (22), o projeto se apresentou na Escola Antônio Amâncio, localizada no bairro Santa Inês. Nesta sexta-feira, será a vez da Escola particular Educando com Saber receber as apresentações do projeto.


Além de trabalhar ensinando danças e musicas da cultura afro, o AFRO-JOVEM também desenvolve várias ações sociais, a exemplo do 1º Natal Feliz que será realizado no bairro São Sebastião, na Vila José Paulino, em data ainda a ser confirmada. Nesse projeto serão desenvolvidas ações totalmente gratuitas de corte de cabelo, escovação, exames de glicose, palestras sobre saúde bucal e alimentação saudável, entregas de cestas básicas, além de sorteios de brindes e um grande show com a participação de artistas locais. O projeto também se prepara para iniciar aulas de reforço, através de uma professora do bairro, para adultos da região, que pararam seus estudos.


Na tarde do último dia 15 de novembro, as crianças atendidas pelo AFRO-JOVEM estiveram na Casa de Cultura, participando de um Sarau Musical e diálogos sobre a Cultura Gritôts, com Kako Sanogo, africano da Costa do Marfim, que é embaixador da cultura do seu povo e que realiza diversas apresentações em vários países.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium