Sábado, 18 de Maio de 2024
24°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Cultura Grupo Teatral

Formado por crianças e adolescentes, Grupo Teatral da Cia de Artes Resgata-me vem conquistando espaço no cenário cultural de Atalaia

rojeto é desenvolvido com participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social de Atalaia.

16/11/2023 às 19h52 Atualizada em 23/11/2023 às 16h21
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: Divulgação
Compartilhe:
Grupo Teatral da Cia de Artes Resgata-me vem conquistando espaço no cenário cultural de Atalaia
Grupo Teatral da Cia de Artes Resgata-me vem conquistando espaço no cenário cultural de Atalaia

Eleito o melhor grupo teatral de 2023, a Cia de Artes Resgata-me vem proporcionando uma excelente oportunidade para que as crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, da Secretaria de Assistência Social de Atalaia, possam despertar o interesse em fazer parte dessa comunidade artística. 

O projeto é uma grande oportunidade para que os pequenos atores e atrizes, desempenhem um papel fundamental no desenvolvimento comportamental. Um dos principais benefícios do Grupo Teatral é o aprimoramento da leitura e da atenção. Ao interpretar personagens e memorizar falas, os participantes são incentivados a ler textos teatrais com fluência e compreensão. Essa prática constante contribui para um melhor desenvolvimento das habilidades de leitura e também para o aumento da capacidade de concentração.

No contexto do grupo de teatro, a interação com os colegas é uma parte essencial do processo. Os participantes aprendem a se comunicar e a colaborar uns com os outros, fortalecendo suas habilidades sociais. Eles aprendem a ouvir, respeitar diferentes pontos de vista e trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum. Essa interseção com os colegas promove a empatia, a compreensão mútua e o respeito pelas diferenças.

Continua após a publicidade

“O objetivo do grupo de teatro vai além de formar pequenos atores e artistas talentosos. É também formar cidadãos com um olhar mais sensível para a arte e cultura do município e do estado. Através do contato com diferentes peças teatrais, os participantes são expostos a diferentes formas de expressão artística, história e tradições locais. Isso os ajuda a desenvolver um senso de identidade cultural e a valorizar a diversidade”, destaca Arnold Lima, responsável pela Cia de Artes Resgata-me.

Arnold Lima é ator e dramaturgo, formado pela Escola de Artes João Pernambuco. Também é oficineiro de teatro dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social do município de Atalaia, onde vem contribuindo para o sucesso do grupo de teatro. Sua experiência e paixão pela arte teatral inspiram os participantes a explorar seu potencial criativo e a se envolver plenamente nas atividades.

Dentre os talentos individuais que se destacam no grupo, Arnold Lima menciona Derick Pietro e Maria Clara, que brilharam no espetáculo "O Natal: Um Conto de Cordel", demonstrando habilidades excepcionais no palco. Além disso, a atuação impecável de Joyce Auleriano como Maria, mãe de Jesus, no espetáculo "A Via Dolorosa", emocionou a todos com sua entrega emocional e seu choro comovente.

O grupo de teatro dentro da Cia de Artes Resgatara-me tem conquistado seu espaço no cenário cultural do município desde sua criação em setembro de 2021. Neste ano de 2023, o grupo foi reconhecido com o prêmio de melhor grupo de teatro do município, destacando-se entre outros grupos renomados. Além disso, tem ganhado destaque não só dentro do município, mas também na capital e em cidades circunvizinhas. “O talento e dedicação dos participantes têm sido reconhecidos e admirados por públicos cada vez maiores”, completa o ator e dramaturgo, Arnold Lima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias