Sexta, 19 de Abril de 2024
25°

Chuvas esparsas

Atalaia, AL

Política Parceria

Estados Unidos pode ajudar o Brasil no combate a crimes transnacionais

A ideia seria a transferência de tecnologia usada no controle migratório das fronteiras dos Estados Unidos. O país usa equipamentos no esforço de combate aos crimes que atravessam fronteiras.

10/02/2018 às 15h29
Por: Phablo Monteiro Fonte: G1
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Brasil e Estados Unidos estão negociando uma parceria no combate a crimes transnacionais como tráfico de drogas e de armas. O acordo é entre o Departamento de Estado norte-americano e a Polícia Federal e tem o objetivo de tornar mais eficiente o controle das fronteiras brasileiras – em relação à entrada e saída de pessoas.

A ideia seria a transferência de tecnologia usada no controle migratório das fronteiras dos Estados Unidos. O país usa equipamentos no esforço de combate aos crimes que atravessam fronteiras.

O trabalho é comandado pelo chamado “diplomatic security service”, do Departamento de Estado americano, que lidera várias agências do controle migratório norte-americano.

Continua após a publicidade

O acerto seria com a PF, que exerce a polícia de imigração no Brasil. Na visão dos americanos, a participação brasileira seria fundamental e poderia aumentar a proteção no continente.

Os EUA oferecem uma espécie de suporte às nações que querem fazer uso desse sistema, caso de países como o Canadá e o Panamá, para combater crimes transnacionais.

Ao aderir à parceria continental, o Brasil receberia a tecnologia de controle dos cidadãos que entram e saem dos EUA, agilizando imediatamente a troca das listas de procurados internacionais.

Para o Brasil, ainda seria importante, por exemplo, para o combate ao tráfico de armas – a maioria dos armamentos vem do próprio EUA através de importação indireta via Paraguai.

Como informou o blog nesta quarta-feira (7), outra parceria entre a Polícia Federal e o FBI busca combater crimes cibernéticos, incluindo às "fake news” (notícias falsas), e será dividido em etapas no Brasil e Estados Unidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias