Sexta, 26 de Abril de 2024
25°

Chuvas esparsas

Atalaia, AL

Cultura Evento CEPP

Casa de Cultura de Atalaia foi palco do VI Varal Literário do CEPP

Grande palco cultural da cidade de Atalaia nas décadas de 80 e 90, a Casa de Cultura voltou a ser sede de um evento escolar.

05/05/2018 às 11h01 Atualizada em 23/08/2018 às 11h01
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Varal Literário do CEPP 2018.
Varal Literário do CEPP 2018.

Grande palco cultural da cidade de Atalaia nas décadas de 80 e 90, a Casa de Cultura voltou a ser sede de um evento escolar, com a realização na tarde e noite desta sexta-feira, dia 04 de maio, do VI Varal Literário do Centro Educacional O Pequeno Príncipe (CEPP).

O Varal Literário do CEPP é um projeto pedagógico idealizado pelas professoras de Língua Portuguesa, Alda Valéria e Elaine Menezes e tem como objetivos principais reforçar e explorar de uma maneira artística, lúdica e participativa, os conteúdos estudados em sala de aula.

“Na primeira etapa do projeto, buscou-se aproximar o aluno do conteúdo e da prática, utilizando como ferramentas, atividades de produção textual e artes visuais que possibilitaram ao aluno, relações entre o fazer, o interpretar e o refletir”, destacaram as idealizadoras do evento.

Continua após a publicidade

Com o tema ÉTICA E SOCIEDADE, a sexta edição do evento contou com apresentações dos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, sobre importantes nomes da literatura e dramaturgia brasileira: Guimarães Rosa, José Lins do Rego, Érico Veríssimo, Clarice Lispector, Dias Gomes, Nelson Rodrigues, Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Mario Andrade, Jorge Amado e Zélia. Também houve apresentações musicais dos artistas da terra Júnior Rocha e Rosana Costa, e também da aluna Jafty Samara.

A diretora do CEPP, Maidy Rocha comentou sobre sua emoção com a realização desse evento. “Fiquei encantada, pois a idéia de realizar esse evento aqui na Casa de Cultura foi dos alunos. Estamos na nossa sexta edição e estamos trazendo esse evento para o berço da cultura atalaiense, que considero como uma fênix, pois está ressurgindo das cinzas apesar de tudo. Não existe nenhuma tecnologia que faça o que a poesia fez aqui hoje. É a poesia, o teatro e a música revitalizando esse espaço. Espero que as pessoas tenham o sentimento de valorizar tudo aquilo que estão vendo hoje. Estamos trazendo esse ano o tema Ética e Sociedade, onde através desse processo educação estamos incentivando o desenvolvimento desses valores que a tanto tempo está sendo afastado dentro da sociedade. O nosso lema é Preparando para a Cidadania e quando fazemos isso, estamos exatamente resgatando os direitos e os deveres para que eles citam-se produtos desta sociedade onde vivem e também onde ele vai mais tarde criar sua família, transmitindo
todos os valores que aprendeu dentro da Escola”, destaca a Educadora.

O evento também foi prestigiado por familiares, pelo vereador Quinho do Portão e demais representantes do Núcleo Atalaiense de Cultura e Arte, o NACA, movimento responsável pela reabertura desse espaço cultural.

Sobre todo o simbolismo que representa a realização desse evento na Casa de Cultura, o professor universitário, Cícero Albuquerque, integrante do NACA, destacou a importância da iniciativa do CEPP em mostrar que é preciso lutar para manter esse espaço funcionando. “A compreensão da Escola O Pequeno Príncipe é muito importante, que é entender que temos que resistir neste momento para manter vivo esse espaço, para construir a perspectiva de que ele pode ainda servir a comunidade de Atalaia. Entendo que é um apoio que a Escola dá a cidade de Atalaia. A Casa de Cultura é um espaço que é a expressão das dificuldades que Atalaia vive, mas também é a expressão da esperança e da resistência. Todos estão de parabéns e os trabalhos estão lindos. E, que essa ação sirva de exemplo para as outras escolas do município, pois a Casa de Cultura é um lugar de todos nós”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias